Em uma iniciativa inovadora, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) uniram forças para criar um caminhão-laboratório, que atuará como um verdadeiro centro de pesquisa itinerante. Com o objetivo de analisar rodovias baianas e prever acidentes, esse projeto ambicioso promete transformar a forma como monitoramos as estradas.
Equipado com tecnologia de ponta, como a viga Benkelman e o Falling Weight Deflectometer, o caminhão realiza testes dinâmicos no pavimento. Esses equipamentos medem a deflexão da via, avaliando sua capacidade de suporte e contribuindo para estratégias de manutenção eficientes.
Além de sua avançada tecnologia, o caminhão-laboratório oferece um ambiente de trabalho completo. Ele conta com estufa, frigobar, banheiro feminino, ar-condicionado, energia solar com placas fotovoltaicas, gerador e internet via satélite, garantindo conforto e funcionalidade para os pesquisadores em campo.
Mario Sergio de Souza Almeida, analista em Infraestrutura de Transportes do DNIT e professor da UFRB, salienta que essa inovação é fundamental para o programa PRO-MeDiNa na Bahia, que monitora 15 segmentos experimentais. Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, diretor de Planejamento e Pesquisas do DNIT, complementa ao afirmar que essa parceria representa um avanço significativo nos projetos de infraestrutura, permitindo resultados com maior precisão.
Desde 2015, DNIT e UFRB vêm colaborando com a criação do Laboratório de Pavimentação da UFRB (PaveLab_UFRB), fortalecendo laços que visam a melhoria contínua das rodovias no estado. O futuro já chegou, e ele está a caminho!
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