Lula convoca reunião de emergência para discutir tarifaço de Trump

Publicado:

Em uma resposta contundente ao novo tarifaço de 50% anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência para o próximo domingo, 13. O encontro visa discutir as medidas que o Brasil tomará frente a essa imposição que pode afetar gravemente a economia nacional.

O vice-presidente Geraldo Alckmin confirmou que, durante a reunião, será considerada a aplicação da lei da reciprocidade. Essa ação pode se colocar como uma defesa do país diante de um cenário que, segundo relatos, foi motivado pela recente situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de Lula e Alckmin, estarão presentes o ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, e o senador Jaques Wagner. Embora o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não possa comparecer, um representante de sua equipe participará para garantir que todas as vozes do governo sejam ouvidas.

Fontes da Folha de S.Paulo indicam que técnicos do governo planejam criar um grupo de trabalho dedicado a elaborar propostas de retaliação comercial caso novas barreiras sejam impostas ao Brasil. Essa iniciativa visa proteger o mercado interno e reequilibrar as relações comerciais entre os dois países.

Trump, ao justificar o aumento das tarifas, descreveu a relação comercial com o Brasil como “desequilibrada”, alegando que medidas como essa são necessárias para corrigir “injustiças”. As implicações dessa situação prometem reconfigurar o panorama econômico, tanto para o Brasil quanto para a Bahia, enquanto as autoridades buscam formas de mitigar os danos.

O que você pensa sobre essa situação? Compartilhe suas opiniões nos comentários e participe dessa discussão crucial para o futuro econômico do Brasil.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segurança das Casas Bahia é morto com tiro na cabeça durante assalto em SP

Na noite da quarta-feira, 12 de novembro de 2025, um segurança de 48 anos, que trabalhava nas Casas Bahia, foi assassinado durante um...

Incêndio atinge hospital em Fortaleza e bebês são transferidos para outras unidades

Um incêndio de grandes proporções afetou o Hospital Estadual César Cals, em Fortaleza, durante a manhã desta quinta-feira (13). As chamas, que começaram...

O que é o golpe do ‘chupa-cabra’, aplicado por criminosos em SP para roubar idosos

Em uma operação recente, a Polícia Civil de São Paulo prendeu cinco pessoas suspeitas de fazer parte de uma quadrilha que aplicava o...