TCM recomenda rejeição das contas de ex-prefeita de Nova Redenção por irregularidade fiscal

Publicado:

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) emitiu uma significativa recomendação: a Câmara Municipal de Nova Redenção deve rejeitar as contas da ex-prefeita Guilma Soares (PT) referentes ao ano de 2020. A decisão, tomada na última terça-feira (29), se baseia em irregularidades fiscais notórias.

A principal justificativa para essa recomendação é o não cumprimento dos “restos a pagar”, que se refere à falta de recursos financeiros disponíveis para quitar despesas assumidas em 2020 e que deveriam ser pagas em 2021. É importante destacar que Guilma foi reeleita em 2020, mas o candidato que apoiou, Rodrigo Ribeiro (PT), acabou perdendo para Ademar Martins (PSD) nas eleições do ano passado.

Além da recomendação de rejeição, o TCM determinou o encaminhamento do caso ao Ministério Público Estadual (MP-BA). Essa ação pode resultar em um processo por improbidade administrativa contra Guilma Soares. Para agravar a situação, a ex-prefeita foi multada em R$ 5 mil.

O Ministério Público de Contas, representado pelo procurador Danilo Diamantino, também apoiou a rejeição das contas. O julgamento foi retomado após um pedido de vista do conselheiro Mário Negromonte, que se aposentou sem apresentar seu voto. O presidente do TCM, Francisco de Souza Andrade Netto, levou o processo à deliberação com base no relatório do conselheiro relator Plínio Carneiro Filho.

Essa situação traz à tona questões críticas sobre a administração pública e as responsabilidades dos gestores. O que você pensa sobre a responsabilidade fiscal das gestões municipais? Deixe seu comentário!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Professora de Camaçari terá direito a horas extras por “Aulão do Enem”, decide TRT-BA

A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) decidiu, por unanimidade, que uma professora horista do Centro Educacional Miguel Alves...

Homem é encontrado morto em área de mata de Jacobina dois dias após sair para caçar

Um homem de 54 anos foi encontrado morto em uma área de mata em Jacobina, no Piemonte da Diamantina, dois dias após sair...

Homem é assassinado com mais de 15 tiros dentro de casa em Feira de Santana

Na noite desta segunda-feira, 15, Givaldo de Almeida Santana, de 26 anos, conhecido como “Pingo”, foi assassinado em sua casa no distrito da...