Trump diz que nenhuma tropa dos EUA vai ser enviada para proteger a Ucrânia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma declaração impactante, Donald Trump reafirmou que não haverá tropas americanas enviadas para defender a Ucrânia em um potencial acordo de paz com a Rússia. A afirmação surge após sua recente reunião com Vladimir Putin no Alasca, onde expressou incerteza sobre o comprometimento do líder russo em encerrar o conflito.

Durante uma entrevista à Fox News, Trump assegurou que a assistência aos ucranianos poderia se dar de maneira alternativa, como por meio de apoio aéreo. Ele foi categórico ao afirmar: “Vocês têm a minha garantia, e eu sou o presidente.” Essa declaração ecoou nas discussões entre líderes europeus, que buscaram estratégias para um acordo de segurança no pós-guerra em um encontro com o presidente ucraniano Volodmir Zelensky.

Enquanto isso, a proposta britânica e francesa de enviar forças de observação à Ucrânia enfrenta resistência da Rússia. O clima nas reuniões estava repleto de entusiasmo, mas os resultados palpáveis foram escassos. Para a paz, é imprescindível concessões tanto de Zelensky quanto uma mudança de postura da Rússia, algo que Trump propôs facilitar como mediador. Recentemente, a Ucrânia foi alvo de ataques aéreos russos, ressaltando a urgência de encontrar uma solução.

Após o encontro, Trump fez uma publicação nas redes sociais mencionando o início de preparativos para uma reunião entre Zelensky e Putin, mas o Kremlin descartou rapidamente a possibilidade. Embora Trump tenha tenido uma conversa “franca e construtiva” com Putin, não houve confirmação sobre a participação direta do presidente russo em futuras reuniões.

Neste clima de expectativas e desafios, Zelensky reiterou sua disposição para dialogar com Putin. Por sua vez, a Suíça se ofereceu para garantir a proteção de Putin, mesmo diante de uma ordem de prisão do Tribunal Penal Internacional. A situação se desenrola com complexidade, e o tempo é essencial para que a paz possa finalmente prevalecer.

O que você pensa sobre a possibilidade de um encontro entre Zelensky e Putin? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidência do Brasil no Mercosul aprofundou integração e expectativa agora é UE, diz MRE

Mercosul realizou nesta quinta-feira, em Foz do Iguaçu, uma cúpula de chefes de Estado na qual foram anunciados lançamentos de negociações para um...

EUA interceptam outro petroleiro perto da Venezuela

Os Estados Unidos interceptaram, em águas internacionais do Mar do Caribe, diante da costa da Venezuela, um novo navio petroleiro sancionado, segundo informações...

Sem Brasil, Argentina e mais 5 países emitem comunicado por democracia na Venezuela

Os presidentes da Argentina, Javier Milei, do Paraguai, Santiago Peña, e do Panamá, José Raúl Mulino, assinaram uma carta conjunta pedindo a restauração...