Folha de SP processa dona do ChapGPT por “concorrência desleal”

Publicado:

O jornal Folha de S.Paulo apresentou uma ação judicial contra a OpenAI, empresa responsável pela plataforma de inteligência artificial ChatGPT. O processo, protocolado na Justiça de São Paulo nesta quarta-feira (20), exige que a OpenAI cesse a coleta e o uso, sem autorização e pagamento, do conteúdo da Folha.

Na ação, o jornal também busca uma indenização pelo uso indevido de suas publicações no treinamento de modelos de IA e pela reprodução de reportagens, incluindo aquelas com acesso restrito a assinantes, sem qualquer autorização prévia.

A Folha acusa a OpenAI de concorrência desleal e violação de direitos autorais, afirmando que a empresa reproduz suas matérias na íntegra no mesmo dia em que são publicadas, desviando a audiência do veículo.

“Há uma nítida prática de concorrência desleal, já que a OpenAI acessa o site da Folha diariamente, contornando os mecanismos de proteção do jornal e distribuindo o conteúdo para os internautas, o que afeta diretamente nossa audiência”, explica a advogada da Folha, Taís Gasparian.

Esse caso é similar a um processo movido pelo The New York Times contra a OpenAI e a Microsoft em dezembro de 2023, também por uso não autorizado de conteúdo jornalístico. O jornal americano reivindica bilhões de dólares em indenização e chegou a pedir a destruição dos modelos de IA que foram treinados com seu material protegido.

O que você acha dessa disputa entre veículos de comunicação e plataformas de inteligência artificial? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em Salvador, Flávio Dino volta a defender atuação do STF em destino de emendas parlamentares

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, reafirmou, nesta sexta-feira (22), a importância da atuação do Judiciário no...

Tiago Nunes aciona Botafogo na Justiça e cobra R$ 3,7 milhões por acordo não cumprido

O técnico Tiago Nunes entrou na Justiça contra o Botafogo, buscando R$ 3,7 milhões devido ao não cumprimento de um acordo após sua...

“Vou morrer hoje”: após matar policial, bandido faz live de sequestro

A tensão em Laranjal do Jari, no sul do Amapá, escalou neste sábado, com um vídeo ao vivo de...