MP-BA recomenda que fundação garanta licença-maternidade para mulheres trans

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação à Fundação Luiz Eduardo Magalhães para reconhecer o direito à licença-maternidade para mulheres transexuais, garantindo igualdade com as mulheres cisgênero. O documento foi publicado nesta segunda-feira (25) e a fundação tem 15 dias úteis para responder sobre as ações adotadas.

A recomendação surge de um procedimento administrativo que investigou a possível violação de direitos de uma servidora pública trans. No caso, a mulher trans é parceira de um homem trans que gestou e deu à luz, e ela é a principal provedora da família, responsável pelo cuidado do recém-nascido. O MP-BA considera que a negação do direito à licença-maternidade é uma forma de discriminação por identidade de gênero, ferindo princípios de igualdade e dignidade humana.

Além de sugerir uma licença de 120 dias (que pode ser prorrogada para 180 dias através do Programa Empresa Cidadã), o MP-BA orienta a fundação a seguir o entendimento do STF, concedendo à mãe não gestante em uniões homoafetivas um período equivalente à licença-paternidade, caso a companheira gestante já tenha utilizado esse benefício. Também é recomendado que as unidades de recursos humanos evitem exigências excessivas, estabeleçam procedimentos internos claros, capacitem servidores sobre diversidade de gênero e divulguem as novas orientações.

A Promotoria destacou que a não aceitação da recomendação ou qualquer omissão sem justificativa pode levar a medidas legais, como a abertura de inquérito civil ou a apresentação de ação civil pública para proteger os direitos em questão.

E aí, o que você acha dessa recomendação? Acredita que esse passo é importante para a inclusão e igualdade de direitos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policial preso por “traição à pátria” morre sob custódia da Venezuela

Um policial venezuelano, Edison José Torres Fernández, de 52 anos, morreu neste sábado (10/01) sob custódia do governo, após ter sido detido em...

Polícia recupera duas motocicletas furtadas em Mirantes de Periperi, em Salvador

Duas motocicletas furtadas foram recuperadas na tarde deste sábado (10) pelo Batalhão de Policiamento Tático (BPT) – BTS, no bairro Mirantes de Periperi,...

Eliza Samudio: homem explica por que não entregou passaporte à polícia

Passaporte de Eliza Samudio encontrado em Portugal: quem encontrou, por que procurou a imprensa e o contexto do caso Um homem que encontrou o...