TJ-BA tem prazo para prestar esclarecimentos sobre demora em processo de serventuária em Alcobaça

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) exigiu que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) se pronuncie em 15 dias sobre a situação de um recurso administrativo referente a uma serventuária.

Esse caso envolve a delegatária do Cartório de Registro de Imóveis de Alcobaça, que fez registros de transferências de imóveis sem garantir o pagamento do ITBI, que é um imposto municipal.

As reclamações mencionam operações de incorporação imobiliária e integralização de capital de empresas, somando mais de 150 transações. A prefeitura local só tomou conhecimento das atividades mais tarde, através de pedidos de certidão de não incidência apresentados pelas empresas, e alega prejuízos na arrecadação tributária.

O processo disciplinar inicial resultou na perda da delegação da serventuária. No entanto, o Conselho da Magistratura do TJ-BA alterou essa decisão em março de 2024, substituindo a pena por uma multa de R$ 15 mil. O município de Alcobaça recorreu, pedindo que o caso fosse analisado pelo Tribunal Pleno.

Após avaliar um pedido de providências, o CNJ constatou que o recurso do município ainda não foi julgado. O Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Mauro Campbell Marques, considerou as informações enviadas pelo TJ-BA insuficientes, já que se limitavam a informar o estágio do processo. O CNJ agora requer que o tribunal baiano justifique a demora na avaliação do recurso, as ações tomadas para resolver a questão e um prazo estimado para a decisão final.

Esse caso levanta questões importantes sobre a transparência nos processos da Justiça. O que você acha sobre a situação? Compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sob(re) a terra: doença fatal e pouco conhecida avança no Brasil

Paracoccidioidose (PCM) é uma micose sistêmica grave provocada pelo fungo Paracoccidioides, que vive no solo. A doença costuma iniciar nos pulmões e, se...

Polícia prende suspeito de furto contra turista no Farol da Barra

Um homem, de 18 anos, foi preso em flagrante suspeito de furtar uma turista americana, de 29 anos, na região do Farol da...

Hospital se pronuncia e explica causa da morte de Isabel Veloso. Leia!

Isabel Veloso, de 19 anos, morreu no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, em decorrência de complicações relacionadas ao transplante de medula óssea (TMO)...