Formação em robótica qualifica professores de 22 escolas na Bahia

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EDUCAÇÃO

Encontro em Salvador capacita docentes para uso de tecnologia em sala de aula

Redação

Formação em robótica aconteceu nesta quarta-feira

Formação em robótica ocorreu nesta quarta-feira –

A formação em robótica teve início em 3 de setembro de 2025, no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia (Ceeifor) Mãe Stella, no bairro do Cabula, em Salvador. O evento capacitou 44 docentes de 22 escolas para o uso pedagógico de kits de robótica e tecnologias digitais.

Com um investimento superior a R$ 3 milhões, o objetivo é expandir oportunidades para os estudantes e promover um ensino mais conectado à inovação. Durante a abertura, a secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, enfatizou a importância da ação para a atualização do ensino e o aumento do acesso dos alunos à tecnologia.

“Nosso objetivo vai além da entrega de equipamentos. Queremos dar condições para que os professores utilizem essas ferramentas de forma estratégica, tornando as aulas mais dinâmicas e inovadoras. Assim, garantimos que os alunos tenham contato direto com ciência e tecnologia de maneira prática e inclusiva”, destacou Rowenna.

Os participantes aprenderão a incorporar os kits em projetos pedagógicos que incentivem o protagonismo estudantil e a aprendizagem ativa. “A robótica é um recurso essencial para despertar habilidades como criatividade, raciocínio lógico e cooperação, preparando nossos jovens para os desafios do presente e do futuro”, completou a secretária.

Cada kit inclui dez conjuntos de robótica para modelos motorizados, dez para programação e controle, além de material pedagógico para estudantes e educadores, capacitação presencial ou à distância e uma plataforma digital com recursos de acessibilidade.

Para os educadores, a formação é um passo fundamental para enriquecer as práticas pedagógicas. Carlos Oliveira, um dos professores envolvidos, afirmou: “Essa experiência vai transformar a forma como trabalhamos em sala de aula. Agora temos ferramentas para aproximar os alunos de conteúdos tecnológicos e prepará-los para o mundo moderno.”

Ezequiel Westphal, superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), acrescentou que a proposta vai além da construção de robôs, expandindo as possibilidades de aprendizagem para uma diversidade de experiências que envolvem, por exemplo, a coleta e análise de dados do cotidiano.

A iniciativa está integrada na política educacional da SEC, pela Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT), visando tornar as escolas mais tecnológicas e alinhadas às demandas da sociedade.

E você, o que acha dessa iniciativa? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre a importância da educação tecnológica nas escolas.

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