Vereadores de Itamaraju aprovam reposição salarial dos professores

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O percentual aprovado é de 54,34% para os professores que se enquadram no �??quadro suplementar�?� do Plano de Carreira e de 29,6% para os profissionais que se enquadram no �??quadro permanente�?�.

Desde o ano de 2020, o município não equiparava o percentual necessário para a recomposição do piso nacional do magistério, de acordo com a Lei 11.738/2008.

Há época, sem se movimentar nos meses iniciais daquele ano, a partir da liberação dos recursos junto ao Ministério da Educação (MEC), a gestão municipal alegou a pandemia e a proibição de aumento de gastos para não pagar o piso.

Mesma justificativa utilizada em 2021, quando ainda pairava os efeitos da Lei Complementar 173/2020.

Com o arrefecimento da pandemia e a aprovação do reajuste de 33,24% (apenas para o ano de 2021), com muitos municípios do país já realizando o pagamento, o Prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica se viu numa situação da qual não poderia mais se esquivar.

O assunto voltou à mesa de discussões, numa queda de braços entre a administração municipal e os professores, representados pela APLB/Sindicato.

O imbróglio só chegou ao fim nesta quinta-feira (17), com a aprovação na Câmara Municipal de Itamaraju, em sessão extraordinária, do ajuste no salário dos trabalhadores da educação, profissionais que ameaçavam paralisar as atividades, recém-iniciadas, se não houve solução para o impasse. 

Na manhã desta quinta-feira os professores cruzaram os braços e não houve aulas, situação restabelecida com a aprovação do reajuste.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Três mortos em grave acidente no trecho entre Itamaraju e Teixeira de Freitas

O grave acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira, dia 26 de abril, no KM 819 da BR-101, no trecho entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas. Um veículo de passeio (Fiat/Uno, cor branca, placa JQJ-5002/BA, que seguia de Linhares/ES para Eunápolis/BA) colidiu de...

Professora acusada de peculato é exonerada de cargo em Itamaraju

A professora Aline de Souza Galisa, que atuava como diretora do Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro da cidade de Itamaraju, foi exonerada de seu cargo na Secretaria da Educação após ser acusada de peculato. A exoneração ocorreu através da portaria 00781665 de 25 abril...

Suspeito de atear fogo em ônibus é preso em Itamaraju

Ronivan Ribeiro dos Santos foi preso na noite deste domingo (17),  sob a acusação de ter participado do incêndio criminoso à um ônibus da Viação Itamaraju, ocorrido na tarde da última quinta-feira, dia 14 de março. Os policiais chegaram até ele por meio de denúncia....