EUA ainda avalia vistos brasileiros a uma semana da Assembleia da ONU

Publicado:

O governo brasileiro está aguardando a concessão de vistos para os membros da delegação que acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua viagem a Nova York, onde participará da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento começará na próxima terça-feira, dia 23.

Marcelo Marotta Viegas, diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, afirmou que o governo dos EUA indicou que os vistos pendentes estão em fase de processamento e que há expectativas de aprovação.

“Não temos razão para achar que os EUA não estarão cumprindo suas obrigações legais em relação à concessão de vistos”, destacou Viegas.

Os Estados Unidos têm um acordo com a ONU que os obriga a conceder vistos a membros de delegações que participam de atividades da organização. No entanto, sob a administração de Donald Trump, houve a negativa e revogação de vistos para integrantes de algumas comitivas, incluindo a palestina.

Na última sexta-feira, dia 12, o Brasil participou de uma reunião do comitê da ONU sobre a situação do Estado anfitrião, convocada para discutir o caso palestino. Durante o encontro, o Brasil expressou preocupação com o não cumprimento das obrigações por parte dos EUA.

“Vários países, incluindo o Brasil, manifestaram rejeição a qualquer medida que não esteja em conformidade com o Acordo de Sede”, ressaltou Viegas.

Caso haja uma violação das obrigações dos EUA como país sede, isso pode levar à abertura de um procedimento arbitral que será analisado junto às Nações Unidas.

E você, o que acha dessa situação? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Federação da Noruega doará renda de jogo contra Israel ao MSF

A Federação Norueguesa de Futebol (NFF) anunciou que toda a renda do jogo contra Israel, marcado para 11 de outubro, será destinada ao...

Bolsonaristas atacam Valdemar após ele citar “planejamento de golpe”

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, gerou polêmica ao afirmar que houve um “planejamento de golpe” no Brasil, embora não tenha sido concretizado....

Terceira rodada do Candangão Sub-17 é marcada por equilíbrio nos jogos

A terceira rodada do Candangão Sub-17 trouxe muita disputa e equilíbrio nas partidas. Apenas dois times se destacaram com vitórias expressivas: o Canaã,...