Desembargador César Jatahy lança livro sobre responsabilidade penal da pessoa jurídica no TRF-1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O desembargador federal César Jatahy lançará, na próxima quarta-feira (24), o livro “Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica”. O evento está marcado para às 18h, no Espaço Pontes de Miranda, no edifício-sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília.

WhatsApp%20Image%202025 09 16%20at%203.31.01%20PM.
Foto: Divulgação

A obra discute um dos temas mais complexos do Direito contemporâneo: o papel das empresas e instituições em uma sociedade que enfrenta riscos coletivos e danos transindividuais, com ênfase na proteção ao meio ambiente.

Com uma linguagem acessível e fundamentação crítica, Jatahy revisita a antiga máxima “societas delinquere non potest”, que sustentava que pessoas jurídicas não podiam cometer crimes. Ele defende, com base na Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 9.605/98, a responsabilização penal de entidades coletivas.

O livro é voltado para estudantes, magistrados e operadores do Direito, sendo considerado uma leitura essencial para entender os desafios atuais do Direito Penal diante das novas demandas sociais.

E você, o que pensa sobre a responsabilização das pessoas jurídicas? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre esse tema relevante!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Veículo apreendido era a última peça de esquema de clonagem que já tinha dono preso, diz delegado

Itamaraju registrou a apreensão de uma caminhonete Fiat Strada com fortes indícios de clonagem na manhã deste domingo (28). A ação, realizada pela...

Preso que fez refém durante ‘saidinha’ foi localizado por sinal emitido pela tornozeleira eletrônica

Um detento condenado por latrocínio, que cumpria pena em regime provisório e estava em saidinha temporária de fim de ano, foi preso em...

Casal de turistas se manifesta após agressão em Porto de Galinhas

Um casal de turistas de Mato Grosso foi agredido em Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco, após questionarem o valor cobrado pelo...