PGR é favorável à progressão de Daniel Silveira para regime aberto

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se, nesta terça-feira (23/9), a favor da progressão do ex-deputado federal Daniel Silveira do regime semiaberto para o aberto. O vice-procurador-geral, Hindenburgo Chateaubriand Pereira Diniz Filho, ressaltou que Silveira já cumpriu o tempo de pena necessário e apresenta bom comportamento na prisão.

Atualmente, Silveira está detido na Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé, na Baixada Fluminense. Ele tem autorização do ministro Alexandre de Moraes para saídas temporárias, principalmente para cuidados pós-cirúrgicos no joelho.

“De acordo com o art. 112, III e § 1º, da LEP, a progressão de regime para o apenado primário que cometeu crime com grave ameaça depende do cumprimento de 25% da pena e de boa conduta carcerária. O requerente atingiu o lapso temporal exigido e demonstra comportamento satisfatório, por isso o Ministério Público Federal apoia o deferimento do pedido”, afirmou Chateaubriand.

Agora, a análise da progressão de regime será feita pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo de Silveira no STF.

Condenação

Silveira foi condenado pelo STF em abril de 2022 a 8 anos e 9 meses de prisão, além de multa de R$ 192,5 mil, por tentar impedir o livre exercício de poderes da União e por coação no curso do processo. Ele também ficou inelegível por oito anos.

No mesmo mês, o então presidente Jair Bolsonaro concedeu um indulto presidencial a Silveira, anulando sua pena. Entretanto, em 2023, o STF derrubou esse indulto e determinou a prisão imediata do ex-deputado, alegando que a medida era inconstitucional.

O que você acha da decisão da PGR sobre a progressão de regime de Daniel Silveira? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Kiki Bispo defende desapropriação de imóveis e afasta possibilidade de disputa pela presidência da CMS

O líder do governo na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o vereador Kiki Bispo, afirmou que a desapropriação de imóveis abandonados é uma...

Líder do governo rebate Gleisi após aprovação do PL da Dosimetria

O Senado, por meio da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aprovou nesta quarta-feira (17/12) o Projeto de Lei da Dosimetria, que altera...

“2026 será bem melhor para todos nós”, afirma Muniz em mensagem de encerramento do ano legislativo na CMS

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz, afirmou que 2025 será um ano desafiador para o Legislativo, em...