Partido pró-Europa lidera eleição parlamentar na Moldávia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Partido Ação e Solidariedade (PAS), favorável à União Europeia e liderado pela presidente Maia Sandu, está na frente na contagem dos votos das eleições parlamentares realizadas neste domingo (28/9) na Moldávia.

Com quase 90% dos votos apurados até o momento, o PAS, no poder desde 2021, obteve 45,7% dos votos. Em segundo lugar está a aliança pró-Rússia Bloco dos Patriotas, com 27,2%. O resultado preliminar deverá ser confirmado nesta segunda-feira (29/9).

A Moldávia, que faz fronteira com a Ucrânia, enfrentou uma eleição crucial que poderá definir seu futuro: se reaproximar do regime de Vladimir Putin ou seguir em direção à União Europeia. “Nossa esperança é de que permaneceremos no caminho europeu”, destacou Sandu em entrevista à agência AFP. “A alternativa é impensável, eu me recuso a imaginar um retorno ao passado”, completou.

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, Sandu liderou esforços significativos para aproximar a Moldávia da UE, buscando a adesão ao bloco.

A campanha eleitoral foi marcada por denúncias de compra de votos e divulgação de fake news com o intuito de beneficiar interesses russos, além da frustração da população com questões econômicas e ceticismo em relação à adesão à UE.

Pouco mais de 50% do eleitorado foi às urnas

A participação do eleitorado nas urnas foi de 51,9%, de acordo com a Comissão Eleitoral. Na eleição anterior, em 2021, a taxa foi de 52,3%.

Se o PAS mantiver a maioria no parlamento, a Moldávia estará mais próxima de seu objetivo de se juntar à União Europeia até 2030. Caso contrário, poderá buscar formar uma coalizão com partidos menores pró-UE, embora essa possibilidade seja considerada mais complexa por analistas.

Para formar um novo governo, Sandu precisará nomear um primeiro-ministro que seja aceito pelo parlamento.

O que você acha dos resultados das eleições na Moldávia? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas ideias sobre o futuro do país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Secretário de Políticas Públicas divulga programa de isenção de IPTU no Centro Histórico de Curitiba

O secretário de Finanças e Políticas Públicas de Curitiba, Vitor Puppi, apresentou detalhes do programa municipal “De Volta ao Centro” em entrevista à...

Ibaneis sanciona lei de uso e ocupação do solo em Ceilândia

Governador sanciona lei em Ceilândia para ampliar uso do solo. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou neste sábado o Projeto...

Datafolha: Recuperação provocada por tarifaço perde força e Lula fecha o ano com aprovação estagnada

Datafolha aponta estabilidade na avaliação do governo de Lula ao fim do ano. 32% dos eleitores consideram a gestão boa ou ótima, 37%...