Sem acordo no Congresso, começa paralisação no governo Donald Trump

Publicado:

Win McNamee/Getty Images

Donald Trump, presidente dos EUA
1 de 1 Donald Trump, presidente dos EUA – Foto: Win McNamee/Getty Images

O governo federal dos Estados Unidos paralisou à 00h01 desta quarta-feira (1/10). A interrupção ocorre após os democratas não conseguirem um acordo com os republicanos no Congresso e com o presidente Donald Trump para estender o financiamento federal.

Essa paralisação impacta diversas funções governamentais essenciais, incluindo serviços de empréstimo para pequenas empresas, parques nacionais e programas de treinamento para veteranos. Essas atividades ficarão suspensas até que os legisladores aprovem novas verbas.

Ainda assim, os trabalhos essenciais para a segurança nacional continuarão. Entretanto, funcionários, incluindo muitos militares e policiais, não receberão seus salários, conforme reportado pelo jornal The Washington Post.

Este é o primeiro fechamento do governo desde janeiro de 2019 e a quarta interrupção durante os mandatos de Trump. A diferença dessa vez é que autoridades afirmaram que pretendem usar as agências paralisadas como uma forma de reestruturar o Executivo e consolidar o poder sob a presidência.

No X (ex-Twitter), a Casa Branca culpou a oposição pela situação e postou uma imagem de um contador, marcando o que chamaram de “Democrat Shutdown”.

Democrat Shutdown. pic.twitter.com/w5GKHQQDuj

— The White House (@WhiteHouse) October 1, 2025

A paralisação foi provocada pelo bloqueio dos democratas no Senado a um pacote temporário de financiamento que tinha o objetivo de dar mais tempo para os legisladores negociarem os projetos de lei de gastos para o ano.

E você, o que pensa sobre essa situação? Compartilhe suas opiniões e interaja conosco nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especialistas apontam dificuldades de aplicar plano de paz a Gaza

O plano de paz para Gaza, apresentado por Donald Trump e aceito "sob condições" pelo primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu,...

Mensagens expõem briga por penduricalhos no MPSP: “Só quero pagar contas”

Mensagens de um grupo do WhatsApp, com mais de 500 promotores e procuradores do Ministério Público de São Paulo (MPSP), revelam uma intensa...

Ancelotti anuncia convocação para amistosos na Ásia nesta quarta

O técnico Carlo Ancelotti divulgou nesta quarta-feira (1º/10) a lista de convocados para os próximos amistosos da Seleção Brasileira. A equipe jogará contra...