Na última terça-feira, a United Airlines deu um passo inovador ao disponibilizar internet Wi-Fi da Starlink para seus passageiros. Esse é o primeiro serviço de internet em voos comerciais de uma grande companhia aérea. O voo inaugural dessa novidade foi o número 2940, partindo de Newark, Nova York, com destino a Houston, Texas. Os passageiros podem acessar internet tanto em seus dispositivos pessoais quanto nas telas de entretenimento a bordo.
Mais de 170 passageiros do Boeing 737-800 puderam acessar a internet de alta velocidade, similar à disponível em casa. Isso possibilitou que eles assistissem TV ao vivo, utilizassem serviços de streaming, realizassem compras e jogassem online, tudo com uma conexão rápida e de baixa latência, segundo informações da United.

Após o primeiro voo, a aeronave equipada com Starlink também realizou mais dois voos no mesmo dia: o 365, de Houston para Fort Lauderdale, e o 445, de Fort Lauderdale de volta para Houston.
Planos da United para a Starlink
- A United planeja instalar o sistema Starlink em até 15 aviões do modelo 737-800 por mês;
- Mais da metade da frota regional já possui essa tecnologia, e a companhia espera que outras aeronaves sejam certificadas para operar com Starlink até o final do ano;
- Cada 737-800 receberá duas antenas Starlink, totalizando cerca de 2.940 antenas instaladas, coincidindo com a quantidade do primeiro voo comercial do serviço.
O Wi-Fi Starlink será gratuito para os membros do programa MileagePlus da United. Os clientes serão informados antes do embarque caso o voo escolhido ofereça essa opção.
David Kinzelman, diretor de Experiência do Cliente da United, destacou o compromisso da companhia em elevar o padrão da experiência a bordo. Ele afirmou que com o Starlink, os passageiros não perderão nenhum momento durante o voo, seja assistindo a um jogo ou realizando trabalho.
O primeiro voo regional com Starlink ocorreu em maio de 2025, e desde então, mais de 50% da frota regional foi equipada com o sistema. A empresa reportou uma resposta muito positiva dos passageiros, com 90% elogiando a conexão pela sua velocidade e estabilidade.
A expansão do Starlink faz parte dos planos da United de instalar mais de 300 mil telas de entretenimento em seus aviões, enquanto também recebe novas aeronaves e atualiza modelos mais antigos. A companhia tem investido bilhões de dólares para aprimorar a experiência do cliente.

Essa iniciativa também alinha-se com os objetivos da SpaceX, empresa de Elon Musk, que visa expandir a cobertura global da internet. No Brasil, já há movimentações para expandir a rede Starlink, assim como planos de lançamento de mais satélites em órbita baixa.
Musk enfrenta uma competição crescente, especialmente com o projeto Kuiper, da Amazon, que busca oferecer internet via satélite e promete desafiar a liderança da Starlink. O projeto de Jeff Bezos é ambicioso e pode mudar o cenário atual.
O que você acha dessa nova opção de internet durante os voos? Comente abaixo e compartilhe sua opinião!
Facebook Comments