MP-BA instaura inquérito para apurar desmatamento ilegal de 334 hectares de Cerrado em Correntina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um Inquérito Civil para investigar o desmatamento ilegal de 334,8 hectares de vegetação nativa do Cerrado. A ação foi anunciada nesta quinta-feira (16) e foca na Fazenda Sudotex III, localizada em Correntina.

A investigação surgiu a partir do Relatório Terra Protegida nº 480/2025, que aponta que a remoção da vegetação ocorreu sem a licença apropriada do órgão ambiental responsável.

De acordo com o relatório, a responsabilidade pelo dano é objetiva, ou seja, recai sobre o proprietário da terra independente de intenção ou culpa, devido à sua condição de dono do imóvel. O caso é considerado um uso irregular da propriedade, em desacordo com a função socioambiental prevista no artigo 186 da Constituição.

Como primeira medida, o MP-BA notificou o responsável pelo desmatamento para comparecer a uma audiência preliminar marcada para o dia 3 de novembro de 2025. O encontro tem como objetivo avaliar a possibilidade de um acordo, que poderá ser formalizado através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O que você pensa sobre o desmatamento sem licenciamento? Deixe sua opinião nos comentários e vamos debater essa questão tão importante!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Um em cada 10 agentes penitenciários teve diagnóstico de depressão

Resumo para publicação: uma pesquisa com 22,7 mil profissionais da área penitenciária, entre 2022 e 2024, aponta impactos relevantes na saúde mental e...

Policial salva bebê de 1 mês engasgado com leite no DF. Veja vídeo

Bebê de 1 mês e 12 dias é salvo após engasgamento no DF com atuação rápida do GTOP 41 Uma ocorrência em Vila do...

Mulher é presa suspeita de fingir ser advogada e aplicar golpes em idosos no INSS

Uma mulher suspeita de se passar por advogada foi presa pela Polícia Civil na tarde de sexta-feira (12), em Várzea Grande, no Mato...