Operação Dublê: MP cumpre mandado em Teixeira de Freitas contra esquema de veículos clonados e golpes em seguradoras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Teixeira de Freitas foi palco de uma operação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) nesta quinta-feira (16). O objetivo era desmantelar um esquema de comércio ilegal de veículos clonados e fraude em seguradoras. A ação faz parte da “Operação Dublê”, coordenada pelo Gaeco do MP do Espírito Santo.

A operação contou com o apoio do Comando de Policiamento da Região do Extremo Sul, através da Rondesp.

De acordo com as investigações, o grupo possui uma estrutura sofisticada de crimes que inclui:

  • Clonagem de veículos: Uso de placas e documentos de carros com registros de furto.
  • Golpes contra seguradoras: Falsos registros de roubos para receber indenizações fraudulentas.
  • Recomercialização: Os veículos indenizados eram adulterados e vendidos novamente.

Na Bahia, o alvo do mandado em Teixeira de Freitas era um operador central do esquema, responsável pela montagem e clonagem dos carros, que eram “legalizados” com documentos falsos para venda.

Enquanto isso, em paralelo à operação na Bahia, mandados de busca também eram cumpridos em Colatina, Serra e Vitória, no Espírito Santo. A Justiça local afastou por 180 dias um policial civil suspeito de receber propina para forjar boletins de ocorrência que eram usados nas fraudes.

As investigações começaram em junho de 2023, quando um veículo com sinais de adulteração foi apreendido em Santa Teresa (ES). Foram descobertos vários carros clonados, inclusive picapes de luxo. Em um caso, um dos suspeitos recebeu R$ 118 mil de uma seguradora com base em um falso roubo.

Além das fraudes, o MP investiga crimes de roubo, furto, receptação, corrupção ativa e passiva.

Gostou do que leu? Compartilhe sua opinião sobre essa operação e outras questões relacionadas no espaço de comentários abaixo. Sua participação é sempre bem-vinda!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fala de ministro sobre consulta popular para reduzir maioridade penal irrita PT e ala do governo

O ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva disse que não se opõe à realização de uma consulta popular sobre a redução...

Defesa de Vorcaro fala em “vazamento seletivo” após PF pedir suspeição de Toffoli

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, teve a defesa lembrando o que chamou de vazamento seletivo de informações nas investigações que tramitam no...

Homem é preso com submetralhadora e drogas no bairro Paraíso Verde em Alcobaça

Um homem foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira em Alcobaça, após ser flagrado com uma submetralhadora calibre .40, munição e grande...