Pesquisadores da China estão avançando em três frentes que podem revolucionar o mercado de baterias para veículos elétricos. Eles anunciaram conquistas que prometem maior eficiência, recarga rápida e autonomia superior a mil quilómetros, consolidando o país como líder global no desenvolvimento de baterias para carros elétricos.

China atinge avanços inéditos em baterias de estado sólido com autonomia de 1.000 km (Imagem: DC Studio/Shutterstock)

China se destaca em pesquisas de baterias de estado sólido

As baterias de estado sólido substituem o eletrólito líquido das baterias de íons de lítio convencionais por um eletrólito sólido. Essa mudança aumenta a densidade energética e a segurança. No entanto, a produção em larga escala tem enfrentado desafios devido à fragilidade dos materiais e à baixa condutividade elétrica.

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Produção em larga escala de baterias de estado sólido tem sido um desafio para a China (Imagem: Shutterstock)

Na China, universidades e institutos de pesquisa, como a Academia Chinesa de Ciências, estão colaborando para superar esses obstáculos. Um relatório da China Central Television (CCTV) destacou três descobertas recentes que podem ser determinantes para a viabilização da tecnologia em larga escala:

  • Cola especial com íons de iodo: desenvolvida pelo Instituto de Física da Academia Chinesa de Ciências, essa substância atua como um “agente de ligação”, melhorando a conexão entre eletrodos e eletrólitos;
  • Transformação flexível: criada pelo Instituto de Pesquisa de Metais, essa inovação usa materiais poliméricos para aumentar a durabilidade e a capacidade de armazenamento em até 86%;
  • Reforço fluorado: técnica da Universidade Tsinghua que aplica um escudo de poliéters fluorados sobre o eletrólito, aumentando a resistência a altas temperaturas e perfurações.
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Cientistas chineses desenvolvem baterias de estado sólido capazes de alcançar mil km de autonomia (Imagem: Owlie Productions/Shutterstock)

Essas melhorias podem fazer com que uma bateria de 100 kg ofereça mais de mil km de autonomia, conforme os testes divulgados pela CCTV.

Baterias de nova geração fortalecem liderança do país asiático

A China já domina o mercado global de baterias, com empresas como CATL e BYD responsáveis por mais da metade das vendas mundiais. Agora, com os avanços nas baterias de estado sólido, busca manter essa vantagem frente à concorrência internacional.

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Empresas, como CATL e BYD, são responsáveis por mais da metade das vendas de baterias em todo o mundo (Imagem: LewisTsePuiLung/iStock)

O modelo MG4, da SAIC, foi apresentado como o primeiro veículo com bateria semi-sólida produzida em larga escala. Outras montadoras, como Toyota e Mercedes-Benz, também estão progredindo nesse campo, com planos de lançar veículos com baterias de estado sólido nos próximos anos.

Com investimentos em inovação e a colaboração entre universidades e a indústria, a China se posiciona para liderar a próxima geração de baterias, um passo importante na corrida global pela eletrificação automotiva.