Trump desembarca na Malásia, e encontro com Lula fica mais próximo

Publicado:

Kuala Lumpur – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aterrissou na Malásia na manhã deste domingo (26/10), de acordo com o horário de Brasíia. Ele tem uma agenda cheia no país asiático, que inclui um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao desembarcar, Trump foi recebido pelo primeiro-ministro malaio, Anwar bin Ibrahim. O presidente americano até dançou um pouco durante uma apresentação cultural organizada em sua honra.

Trump e Lula foram convidados para a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), que acontece em Kuala Lumpur. Embora o encontro ainda não esteja oficialmente confirmado, o governo brasileiro já considera que a conversa ocorrerá por volta das 18h (7h no horário de Brasília).

De acordo com fontes do governo brasileiro, a Malásia é vista como um “terreno neutro” para iniciar negociações sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. Espera-se que haja concessões no setor de carnes, enquanto os EUA devem buscar desregulamentação para as grandes empresas de tecnologia e a entrada do etanol brasileiro no mercado americano.

No sábado, tanto Trump quanto Lula expressaram interesse no encontro. Nos bastidores, foi informado que a reunião ainda não foi incluída na agenda oficial para evitar interferências e minimizar possíveis mal-entendidos em caso de um cancelamento.

“Acredito que vamos nos encontrar de novo, como fizemos na [Assembleia Geral das] Nações Unidas, em breve”, declarou Trump aos jornalistas. Questionado sobre a possibilidade de reduzir a tarifa geral de 50% sobre produtos brasileiros, ele respondeu que “sim”, mas apenas sob “as circunstâncias corretas”.

Lula, que chegou à Malásia antes, comentou: “Espero que aconteça. Estou aqui disposto a encontrar uma solução. Mas tudo depende da conversa. Tenho otimismo de que possamos solucionar isso”.

O que você acha desse encontro entre Trump e Lula? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aos 80 anos, aluna da UnB leva marido com Alzheimer para as aulas

Olímpia Gomes de Santana Nunes, de 80 anos, está realizando seu sonho de estudar na Universidade de Brasília (UnB)....

Tortura contra menores infratores ainda é realidade no país. Veja dados

Neste ano, o número de unidades socioeducativas com registros de tortura aumentou significativamente entre julho e agosto, de acordo com dados do Conselho...