Milei agradece a Trump após vitória em eleição legislativa na Argentina: ‘Você é um grande amigo’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente da Argentina, Javier Milei, expressou sua gratidão ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a vitória de seu partido, A Liberdade Avança (LLA), nas eleições legislativas de meio de mandato. Em uma publicação no X, Milei agradeceu a Trump pelo apoio e reforçou a importância da aliança entre os dois países. “Nossas nações nunca deveriam ter deixado de ser aliadas. Nosso povo quer viver em liberdade”, declarou.

Milei também mencionou que está disposto a lutar pela civilização ocidental, ressaltando que essa união ajudou a tirar mais de 90% da população mundial da pobreza. Ele finalizou seu post com “MAGA”, fazendo referência ao movimento Make America Great Again.

Antes da mensagem de Milei, Trump parabenizou o argentino pela vitória “esmagadora”. Em um post na Truth Social, Trump comentou que Milei estava fazendo um trabalho excelente e que a confiança do povo argentino nele foi justificada. O republicano estava em Malásia, onde participou de uma cúpula, e informou que Milei teve apoio significativo de Washington para garantir a vitória do LLA.

O governo americano ofereceu um pacote de resgate de até US$ 40 bilhões para fortalecer Milei antes das eleições. Trump destacou que sua ajuda foi decisiva e que contava com o apoio de membros de seu gabinete, como o secretário do Tesouro, Scott Bessent, que supervisionou a assistência financeira à Argentina.

O LLA conquistou 41% dos votos nas eleições legislativas, com a oposição peronista, ligada à ex-presidente Cristina Kirchner, ficando nove pontos percentuais atrás. Milei comemorou o aumento no número de deputados, que subirá de 37 para 101, e no Senado, que passará de 6 para 20, definindo esse momento como a criação do Congresso mais reformista da história argentina.

Essa vitória nas urnas mostra um movimento de transformação na política argentina. O que você acha dessa nova fase? Compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula pediu remoção da Lei Magnitsky em conversa recente com Trump

Em 2 de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir...

EUA sancionam familiares de Maduro em meio à escalada da tensão com a Venezuela

Novas sanções dos EUA atingem familiares de Maduro e seis empresas de navegação, em resposta à apreensão de um navio-petroleiro venezuelano pelas forças...

Irã prende Narges Mohammadi, ganhadora do Nobel da Paz

Nobel da Paz é preso durante cerimônia no Irã Narges Mohammadi, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2023, foi presa de forma violenta...