Trump nega que esteja planejando atacar Venezuela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desmentiu, nesta sexta-feira (31), qualquer intenção de atacar a Venezuela. A declaração surgiu após publicações dos jornais “Miami Herald” e “The Wall Street Journal”, que sugeriam que o governo americano estava se preparando para bombardear instalações militares no país sul-americano.

Durante uma conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, Trump foi questionado sobre as informações divulgadas. Ele respondeu de forma direta: “Não, não são verdadeiras”, sem se alongar no assunto. Quando questionado novamente sobre possíveis ações militares contra a Venezuela, repetiu a mesma negativa.

O “Miami Herald” indicou que os ataques aéreos poderiam ocorrer “em questão de dias ou, inclusive, horas”. Por outro lado, o “WSJ” afirmou que a decisão ainda estava em análise. Caso os ataques se concretizem, representariam uma escalada nas tensões com o governo de Nicolás Maduro, que já começaram com o envio de aproximadamente 10 mil militares ao Caribe, com a alegação de combate ao tráfico de drogas.

Recentemente, as forças americanas atacaram ao menos 15 lanchas supostamente carregadas com drogas, resultando em 61 mortes. A ONU criticou a atuação do governo Trump, alegando que essas ações violaram o direito internacional e foram consideradas “execuções extrajudiciais”. O alto comissário da ONU para os direitos humanos, Volker Türk, declarou que “esses ataques e seu crescente custo humano são inaceitáveis” e pediu pelo seu encerramento.

Nos próximos dias, o porta-aviões USS Gerald Ford, o mais moderno da frota americana, deve chegar ao Caribe, se juntando a uma mobilização naval significativa nas águas próximas à Venezuela.

O que você acha sobre a situação? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Global Soft Power: como funciona índice que a Argentina alcançou melhor posição histórica

O Global Soft Power Index 2026, estudo anual da Brand Finance, aponta queda generalizada nas percepções globais, mesmo com os EUA mantendo a...

Irã diz que há acordo em ‘linhas gerais’ com os EUA sobre programa nuclear

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, afirmou que a última rodada de negociações com os Estados Unidos, realizada em Genebra, foi...

Warner marca votação sobre fusão com Netflix; conversas com Paramount são reabertas

A Warner Bros. Discovery informou que realizará, em 20 de março, uma assembleia especial de acionistas para votar a fusão com a Netflix...