Centro vence eleições na Holanda e Ron Jetten deve ser o primeiro premiê gay do país

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O líder centrista da Holanda, Rob Jetten, do partido liberal D66, declarou vitória nas recentes eleições legislativas. Ele superou a extrema-direita liderada por Geert Wilders, um resultado visto como um marco político na Europa, onde partidos populistas têm ganhado força. Em declaração, Jetten, que tem 38 anos, expressou sua alegria e a seriedade do momento: “Estou incrivelmente feliz por termos sido o partido mais votado. É um resultado histórico para o D66, e ao mesmo tempo sinto uma grande responsabilidade.”

Ao se tornar o líder mais jovem e abertamente homossexual da quinta maior economia da União Europeia, Jetten destacou que sua vitória prova que é possível derrotar os movimentos populistas com uma mensagem positiva. Apesar do triunfo, ele ainda precisa formar uma coalizão para governar. O Parlamento holandês conta com 150 assentos, e o D66 conquistou 26, o que exige parcerias para alcançar a maioria de 76 cadeiras.

A principal possibilidade é uma grande coalizão com o partido de centro-direita CDA (18 assentos), o liberal VVD (22) e o grupo Esquerda Verde/Partido do Trabalho (20). Contudo, ainda há incertezas sobre a disposição desses partidos para colaborar. Os votos pelo correio, tradicionalmente favoráveis a legendas de centro e esquerda, estão em apuração e os resultados finais devem ser divulgados na próxima segunda-feira. Nas eleições anteriores, em 2023, o D66 havia superado o PVV de Wilders por uma margem apertada de quase 3 mil votos oriundos do exterior.

Na próxima terça-feira, o Parlamento se reunirá para escolher um “olheiro”, que será responsável por conduzir as primeiras conversas entre os partidos para definir as possíveis alianças. Enquanto isso, o primeiro-ministro interino, Dick Schoof, continuará à frente do Executivo. Schoof já comentou que espera permanecer como primeiro-ministro até o Natal, indicando que as negociações podem levar várias semanas.

Esse momento histórico desperta a curiosidade sobre o futuro político da região. O que você acha das eleições na Holanda e da ascensão de Jetten? Comente abaixo e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irã não está disposto a aceitar ‘linhas vermelhas’ de Trump, diz JD Vance

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou nesta terça-feira, 17 de fevereiro de 2026, que houve progresso nas conversas com o Irã...

Canadá lança estratégia para diminuir dependência dos EUA e aumentar produção doméstica de Defesa

Meta description: Canadá anuncia uma Estratégia Industrial de Defesa para reduzir a dependência de fornecedores estrangeiros, ampliar a produção doméstica e gerar milhares...

Global Soft Power: como funciona índice que a Argentina alcançou melhor posição histórica

O Global Soft Power Index 2026, estudo anual da Brand Finance, aponta queda generalizada nas percepções globais, mesmo com os EUA mantendo a...