A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deve lançar até o fim do ano uma norma para punir passageiros indisciplinados em voos. Essa informação foi confirmada por Tiago Chagas Faierstein, diretor-presidente da autarquia.
O objetivo da nova regra é inibir comportamentos inadequados durante as viagens aéreas. “A ideia é que essas pessoas possam ser punidas para que, ou deixem de voar, ou tomem uma punição por um determinado tempo”, explicou Faierstein.
Essa medida surge em um contexto preocupante, já que os casos de confusão e violência nos voos aumentaram significativamente. Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) revelou que os conflitos em aeroportos e aviões cresceram 87% entre janeiro e julho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Neste ano, foram registradas 979 ocorrências, em comparação com 523 em 2024. O levantamento contabiliza tumultos, brigas e depredações que, em muitos casos, prejudicam centenas de passageiros.
Na semana passada, um passageiro foi preso no Paraná após fazer uma “piada” sobre bomba dentro de um avião. O homem insinuou a um membro da tripulação que havia um explosivo na bagagem. Após o incidente, a aeronave foi evacuada e os passageiros foram realocados em outros voos.
Após a ameaça ser descartada, o aeroporto foi retomado às suas operações normais, informou a Motiva, concessionária responsável pelo terminal.
E aí, o que você acha dessas medidas? Acredita que a norma será eficaz para melhorar a segurança nos voos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments