Tesla convoca recall de sistema de energia doméstica nos EUA; saiba motivo

Publicado:

A Tesla está realizando um recall de cerca de 10,5 mil unidades do sistema de armazenamento de energia Powerwall 2. Esse recall abrange os aparelhos vendidos entre novembro de 2020 e dezembro de 2022 nos Estados Unidos. O motivo? Um defeito que pode causar superaquecimento, emissão de fumaça e, em alguns casos, incêndio.

Tesla Powerwall instalado na parede externa de uma edificação
Sistema funciona em conjunto com placas solares nos telhados residenciais.

Defeito identificado no Tesla Powerwall 2

A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) informou que “as células da bateria de íon-lítio em certos sistemas Powerwall 2 podem causar o desligamento da unidade durante seu uso, levando ao superaquecimento, e em alguns casos, fumaça ou chamas, o que pode resultar em mortes ou lesões graves por incêndio e queimaduras.”

Até agora, foram registrados 22 relatos de superaquecimento, incluindo seis casos com emissão de fumaça e cinco que se transformaram em pequenos incêndios, causando “danos materiais menores”. Não houve feridos até o momento.

Abrangência e situação do recall da Tesla

  • O recall envolve unidades vendidas pelo site da Tesla e por instaladores certificados nos EUA entre novembro de 2020 e dezembro de 2022.
  • Os equipamentos afetados podem ser identificados pelo selo “Powerwall 2” no corpo da unidade.
  • A Tesla afirma ter descarregado remotamente muitas das unidades conectadas, tornando-as “sem risco operacional”.
  • A empresa também se compromete a substituir gratuitamente todas as unidades incluídas no recall.
  • Esse recall segue uma ação semelhante já iniciada na Austrália, onde também houve recolhimento de unidades do Powerwall 2 por risco de incêndio.
Amostra de um Powerwall em um totem informativo
Tesla afirma ter descarregado remotamente muitas das unidades afetadas que estavam conectadas à rede.

O que é o Powerwall?

O Powerwall funciona em conjunto com os sistemas fotovoltaicos da Tesla — os painéis solares instalados nos telhados — armazenando energia elétrica para uso futuro, como em apagões e para economizar energia e reduzir custos.

A divisão de armazenamento de energia da Tesla, que inclui o Powerwall 2, é cada vez mais estratégica para a companhia. No terceiro trimestre, essa divisão registrou um aumento de 44% na receita, totalizando US$ 3,42 bilhões (cerca de R$ 18,1 bilhões). Até setembro, esse segmento era responsável por um quarto da receita total da empresa.

Apesar de não haver registros de ferimentos, a CPSC alerta para o risco potencial de “morte ou lesão grave” em razão do defeito. A Tesla precisa garantir que a substituição dos equipamentos seja rápida e eficaz e que a nova versão, o Powerwall 3, não apresente o mesmo problema.

Ao fundo, uma caixa do Tesla Powerwall; à frente, uma mulher de óculos sentada, segurando um celular e olhando para ele
Terceira geração do sistema promete não repetir problemas que causaram o recall.

O que usuários devem fazer

A CPSC orienta os consumidores a verificarem se sua unidade está conectada e a consultarem o aplicativo da Tesla para saber se o equipamento está incluído no recall. Para dúvidas ou suporte, a Tesla disponibiliza atendimento via e-mail ou telefone (+1 877-961-7652) de segunda a sexta.

Fique ligado nas atualizações sobre esse assunto e compartilhe sua opinião! Você tem um Powerwall? Como está lidando com essa situação?

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça Petra, a cidade perdida esculpida em rochas

Petra, localizada no deserto da Jordânia a 1,5 mil metros de altitude, é uma das mais famosas cidades perdidas do mundo. Suas impressionantes...

NASA lança primeira missão a Marte em 5 anos

A missão ESCAPADE da NASA, com destino a Marte, decolou nesta quinta-feira, às 17h57, no horário de Brasília, a bordo do...

Motorola Edge 60: smartphone com espaço de sobra e desconto de Black Friday

Ter espaço de sobra no celular é fundamental para quem gosta de armazenar fotos, vídeos e aplicativos. Com a Black Friday se aproximando,...