As artérias desempenham um papel fundamental ao transportar oxigênio e nutrientes essenciais para o funcionamento das células do corpo, conforme aponta o cardiologista Thiago Marinho. Quando essas artérias ficam “entupidas”, a circulação sanguínea se torna menos eficiente, o que pode comprometer o desempenho celular, muscular e dos órgãos.
Em uma entrevista, o especialista destacou os dois hábitos mais prejudiciais à saúde das artérias: uma alimentação inadequada e a falta de atividades físicas. Ele explica que esses fatores causam uma agressão contínua às paredes dos vasos, levando a inflamações crônicas, acúmulos de colesterol, pressão alta e açúcar elevado no sangue.

Segundo Marinho, essa contínua agressão prejudica as paredes das artérias e favorece a formação de placas, um processo que ocorre lentamente ao longo de anos. Os sintomas geralmente aparecem somente quando a situação está muito avançada, destaca o cardiologista do Hospital Mater Dei em Goiânia.
A manutenção da saúde com bons hábitos é muito mais fácil e efetiva do que o tratamento de uma doença já instalada.
Dr. Thiago Marinho
A condição conhecida como “artérias entupidas” é chamada de aterosclerose. Marinho ressalta que essa doença é a principal causa de morte no mundo, podendo levar a infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC), insuficiência renal e até a perda de força do coração.
Portanto, adotar hábitos saudáveis não é apenas uma recomendação, mas uma necessidade para garantir qualidade de vida e saúde cardiovascular. O que você pensa sobre isso? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments