Relator da LDO prevê regra que reduz contingenciamento e agrada governo

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Governo pode mirar piso da meta fiscal em 2026, diz relator da LDO

LDO O relator da LDO, Gervásio Maia (PSB-PB), afirmou nesta quarta-feira (3/12) que o governo poderá perseguir o piso da meta fiscal em 2026, sem a necessidade de mirar o centro. A ideia é evitar contingenciamentos expressivos no orçamento.

Essa posição atende a um pleito do Ministério da Fazenda, que negociava com o Congresso para permitir que o governo use o piso da meta como parâmetro.

A meta fiscal para o próximo ano é de superávit de 0,25% do PIB, cerca de R$ 34 bilhões, com margem de ajuste de 0,25 ponto para cima ou para baixo. Ou seja, o piso inferior continua sendo déficit zero.

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou este ano que o governo deveria perseguir o centro da meta, e não a banda inferior como vinha sendo feito. Segundo a Corte, o governo estaria burlando as regras ao não mirar o déficit zero, meta de resultado para 2025. No entanto, por entender que o orçamento já estava em execução, o TCU permitiu que a equipe econômica mirasse o piso da meta em 2025, mas discute a obrigatoriedade de mirar o centro em 2026.

Caso a decisão do TCU se mantenha, seria necessário bloquear cerca de R$ 30 bilhões das contas públicas, o que causaria um impacto relevante na gestão pública. Até o momento, a Corte não se pronunciou sobre o assunto.

A decisão é amplamente esperada pela Fazenda, pois, se o TCU estabelecer o centro como regra para os próximos anos, a negociação com o Congresso para liberar o piso inferior também ficaria comprometida.

Calendário de Emendas: Maia incluiu em seu parecer a obrigatoriedade do pagamento de 60% das emendas parlamentares até julho. O tema gerou debates entre governo e Congresso: para parlamentares, o calendário traz previsibilidade na distribuição das emendas; para o Planalto, reduz o poder de barganha.

E você, como enxerga essa discussão sobre onde mirar a meta? Compartilhe a sua opinião nos comentários e conte o que essa leitura fiscal pode significar para a economia do país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Daniela Mercury surpreende foliões e abre desfile fantasiada no meio da pipoca

A cantora Daniela Mercury surpreendeu os foliões ao abrir o desfile da Pipoca da Rainha nesta sexta-feira (13) de um jeito inédito: cantando...

Lore Improta diz que nome do bebê está “quase decidido”

A dançarina Lore Improta marcou presença no Camarote Salvador, no segundo dia de folia da capital baiana, grávida do segundo filho com o...

Onde Assistir aos Filmes Indicados ao Oscar 2026

Oscar 2026: indicados revelados trazem uma disputa marcada por recordes, retorno de nomes icônicos e a presença de obras nacionais em evidência. A...