Em “portunhol”, Maduro pede que Brasil apoie soberania da Venezuela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Imagem colorida de Nicolás Maduro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Nicolás Maduro – Metrópoles – Foto: Reprodução/TeleSUR

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu publicamente aos brasileiros que vão às ruas defender a paz e a soberania do país vizinho. A mobilização surge em meio a pressões dos Estados Unidos. Maduro fez o apelo nesta quinta-feira, durante participação em um programa da TeleSUR.

Falando em portunhol, com frases em espanhol entrelaçadas ao português, Maduro agradeceu ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pela entrega de um boné ao Palácio de Miraflores. Segundo ele, o gesto simbolizaria a solidariedade entre movimentos sociais dos dois países.

“Muito obrigado, Brasil, muito obrigado, MST. A vitória nos pertence. Viva a unidade do povo do Brasil, viva a unidade com o povo venezuelano. Povo do Brasil, saiam às ruas para apoiar a Venezuela em sua luta pela paz e soberania. Estou lhes dizendo toda a verdade: temos o direito à paz com soberania. Viva o Brasil”, disse.

As falas ocorreram praticamente ao mesmo tempo em que militares dos Estados Unidos anunciaram nova investida contra um barco no Pacífico Leste, sob a justificativa de combate ao tráfico de drogas.

EUA x Venezuela

Nos últimos meses, Washington ampliou as operações militares próximas à costa venezuelana. Segundo dados divulgados pelos EUA, ao menos 23 embarcações “suspeitas de envolvimento com o narcotráfico” foram atacadas no Caribe e no Pacífico.

O governo norte-americano afirma que as ações têm como alvo cartéis que enviam drogas para o país. Porém, Maduro critica a ofensiva e diz que o governo dele é o verdadeiro alvo dessas operações.

O presidente venezuelano é acusado pelos EUA de chefiar o cartel de Los Soles, organização recentemente classificada como grupo terrorista internacional pelas autoridades americanas. Caracas nega todas as acusações.

Qual é a sua leitura sobre esse embate entre Caracas e Washington e as ações próximas à costa venezuelana? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA recomenda suspensão de aditivos e aponta superfaturamento em contrato da EMASA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da Promotoria de Justiça de Itabuna, expediu uma Recomendação à Empresa Municipal de Águas e...

Deputados do PP na AL-BA declaram apoio a indicação de Otto Alencar Filho ao cargo de conselheiro do TCE-BA

O presidente do Progressistas na Bahia, deputado federal Mário Negromonte Júnior, e o líder do partido na...

Ministro do TSE pede mais tempo para analisar ações contra Cláudio Castro

O ministro Antonio Carlos Ferreira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pediu nesta quinta-feira (4/12) a prorrogação do prazo para vista em duas ações...