Bahia anuncia novas ações de inclusão para 2026 e apresenta balanço de investimentos em políticas para pessoas com deficiência

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


Bahia apresenta balanço de ações para pessoas com deficiência e traça metas para 2026

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede-BA), mostrou, nesta quarta-feira, 3 de dezembro, o balanço das ações de 2025 voltadas à promoção dos direitos das pessoas com deficiência e anunciou medidas para 2026, em evento aberto à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Principais avanços de 2025 incluem: 1) adesão do estado ao programa Viver Sem Limite Bahia, que integra ações permanentes de inclusão; 2) ampliação da avaliação biopsicossocial para reconhecer direitos; 3) aumento do acesso à CIPTEA, com registro e prioridade no atendimento a pessoas com TEA em todo o estado.

Para 2026, o governo anunciou investimento de R$ 961 mil para apoiar 10 projetos da sociedade civil voltados à promoção dos direitos das pessoas com deficiência, por meio de edital lançado no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro).

“Neste 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebramos a inclusão e os avanços das políticas públicas para o segmento. Nosso compromisso segue firme. Para marcar a data, publicamos um edital que vai apoiar 10 projetos da sociedade civil com foco na promoção dos direitos da pessoa com deficiência, totalizando investimentos de mais de R$ 961 mil. No campo da acessibilidade, em 2026 teremos a instalação do Núcleo de Comunicação em Libras, em Salvador, fortalecendo o atendimento e a garantia de direitos”, afirmou o secretário Felipe Freitas.

Durante o encontro, lideranças e profissionais que atuaram na defesa e implementação de políticas públicas voltadas para o segmento foram homenageados, juntamente com o trabalho realizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede/BA).

Entre as atrações, ganhou destaque uma exposição fotográfica inédita com retratos de 10 personalidades brasileiras e estrangeiras que marcaram a história em áreas como cultura, ciência, artes, política e vida social. A mostra reforça a ideia de que a deficiência faz parte da diversidade humana.

Para 2026, além das ações já citadas, a programação prevê novas estratégias de identificação e acessibilidade, como a entrega de pulseiras de identificação para pessoas surdas em festas populares em diferentes regiões do estado e ações de formação continuada para agentes de segurança pública.

O superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDH, Marcelo Zig, reforçou que o objetivo é fortalecer as políticas inclusivas, ampliar o alcance dos serviços e promover a articulação entre governo e sociedade civil, apresentando também o relatório das ações desenvolvidas ao longo do ano.

E você, o que acha dessas medidas? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte como essas ações podem impactar a vida da região onde você mora.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chuva causa desabamento de casa e deixa desalojados em Medeiros Neto

Uma chuva intensa atingiu Medeiros Neto, no Extremo Sul da Bahia, na tarde desta quinta-feira (4). O temporal provocou o desabamento de uma...

Ônibus escolar é tomado de assalto e atinge carro durante fuga no Oeste baiano

Um ônibus escolar foi furtado na manhã desta quinta-feira, 4, em Ibotirama, no Oeste baiano. Durante a fuga, o veículo colidiu com um...

TJ converte em preventiva prisão de ex-presidente da Câmara de Feira e investigados por grilagem de terras

A Justiça transformou as prisões temporárias do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, Oyama Figueiredo, e de outros sete investigados...