O Supremo Tribunal Federal (STF) se reúne na próxima quarta-feira (10) para debater a validade da tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas. Na sessão, as partes interessadas farão sustentações orais, mas não haverá votação imediata. Após essa etapa, a data da votação será definida.
A discussão ganhou novo impulso após recentes decisões e conflitos institucionais. Em 2023, o STF já havia declarado essa tese inconstitucional. Na mesma linha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou um projeto do Congresso que tentava reverter essa decisão. No entanto, os parlamentares derrubaram o veto e restauraram o conteúdo original da proposta.
Com essa situação, a interpretação vigente afirma que o direito dos povos indígenas às suas terras está vinculado à ocupação anterior a 5 de outubro de 1988 ou à existência de disputas judiciais referentes a essas áreas nesse período.
Após a derrubada do veto, os partidos PL, PP e Republicanos acionaram o STF para garantir a validade da norma aprovada. Por outro lado, organizações dos povos indígenas e partidos da base governista também recorreram ao STF, defendendo a inconstitucionalidade da tese.
O que você pensa sobre essa polêmica em torno das terras indígenas? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments