CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e pode reduzir pena de Bolsonaro para 20 anos de prisão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) da Dosimetria, que propõe reduzir as penas de condenados por tentativa de golpe de Estado. O texto pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos por liderar a trama golpista contra o Estado. A proposta foi aprovada na CCJ nesta quarta-feira (27) com 17 votos favoráveis e 7 contrários.

Com o avanço, Bolsonaro pode ter a pena reduzida para 20 anos. O fim do debate encerrou um impasse que durava dias: parte do Senado queria adiar ou rejeitar o projeto, enquanto outra parte defendia a aprovação, ainda que com mudanças. Brechas trazidas pela Câmara alimentaram a resistência e azedaram o ânimo dos senadores.

O relatório cita Gênesis e acolhe uma emenda do senador Sergio Moro para sustentar a redução das penas. Moro protocolou uma emenda cuja intenção era restringir a redução aos condenados pelo que ocorreu em 8 de janeiro. A emenda, segundo o regimento, corrige linguagem sem alterar o mérito.

A tese de Moro e de Amin é que o PL da Dosimetria, originalmente, visava beneficiar apenas os envolvidos na trama golpista, desde manifestantes até organizadores condenados pelo STF. Segundo eles, é possível ajustar o texto para manter o espírito original sem modificar o conteúdo.

A tática para atrasar e impedir o retorno do PL funcionou. Senadores independentes acusaram governo e oposição de um acordo para viabilizar a votação do relatório. O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD), criticou a atuação do governo por ter deixado a rejeição sozinha.

Após o pedido de vista, o líder do PL, Carlos Portinho (RJ), comentou que parecia haver apenas a oposição presente, destacando o atraso de quatro horas pela manhã.

O desfecho mostra um impasse entre apetites políticos e o desenho do texto, que pode, ainda, sofrer ajustes antes de retornar à Câmara. A discussão foca no equilíbrio entre mérito e redação, sem afastar o debate sobre as consequências de reduzir penas em casos de golpe.

O tema levanta questões reais sobre como eventuais reduções podem impactar crimes contra a democracia. Deixe sua opinião nos comentários: você é a favor ou contra ajustes no PL da Dosimetria? Sua visão ajuda a entender o que está em jogo no Senado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Número de mortos em confrontos com a polícia no Nordeste de Amaralina chega a 11

Mais três pessoas morreram em confronto com a polícia na região Nordeste de Amaralina. De acordo com a Polícia Civil, os baleados trocaram...

Estudo revela macaco capaz de lidar com objetos imaginários

Bonobo Kanzi demonstra capacidade de imaginar objetos ausentes, desafiando noções sobre cognição humana Um estudo liderado pela bióloga brasileira Amália Bastos, da Universidade de...

Suspeito de assassinar ex-Rainha das Cavalgadas na Bahia se apresenta à polícia

Um homem suspeito de assassinar Karla Rafaelli de Oliveira Rocha, ex-rainha das Cavalgadas de Várzea Nova, no norte da Bahia, se apresentou à...