Votação das indicações de Josias Gomes e Otto Filho é “adiada” para próxima semana

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A votação das indicações dos deputados federais Josias Gomes (PT) e Otto Alencar Filho (PSD) foi novamente adiada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), após obstrução da oposição na sessão desta quarta-feira (17). A mudança ocorre também pela necessidade de discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que precisa de dois turnos no plenário, em sessões distintas.

Nova data: segunda-feira, 22 de dezembro. Nessa mesma sessão, os parlamentares devem discutir o segundo turno da LOA e liberar o recesso da AL-BA.

A ideia inicial era votar as indicações na terça-feira (16), mas o avanço da agenda foi adiado após a sessão ser encerrada na madrugada seguinte.

Otto Filho foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na semana passada e teve o nome aprovado por unanimidade. Ele foi indicado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para ocupar a vaga deixada por Antônio Honorato, que se aposentou compulsoriamente em julho.

Josias Gomes também passou pelas oitivas da CCJ nesta semana e teve o nome aprovado por unanimidade. Contudo, houve tensão devido a questionamentos sobre a legalidade da indicação, com Jerônimo defendendo que a vaga é de livre nomeação, enquanto há processo judicial defendendo que o posto seja ocupado por um auditor do TCE-BA.

Além disso, a candidatura de Luciano Araújo (Solidariedade) para a vaga de conselheiro foi vetada pela Procuradoria Jurídica da AL-BA, que entendeu que a indicação não era prerrogativa da Casa.

Em síntese, as votações ficam remanejadas para 22 de dezembro, com o segundo turno da LOA em pauta e o recesso da AL-BA a ser liberado. E você, qual a sua leitura sobre as indicações e esse impasse entre governo e Legislativo? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lavagem de Itapuã conta com operação especial de transporte

A Secretaria de Mobilidade (Semob) lançou um esquema especial de transporte para atender o público durante a Lavagem de Itapuã, nesta quinta-feira (5)....

Foragido, Oruam posta vídeo alegando problemas na tornozeleira

O cantor foragido Oruam publicou um vídeo nas redes nesta terça-feira em que aparece tentando carregar a tornozeleira eletrônica, sem sucesso. A Justiça...

Toffoli diz que juízes não podem expressar opiniões políticas

O ministro Dias Toffoli, do STF, afirmou nesta quarta-feira (4/2) que integrantes da magistratura não têm liberdade para manifestar opiniões político-eleitorais. A declaração...