Carina Canguçu é nomeada como desembargadora do TRE-BA após imbróglio jurídico e disputa entre “caciques”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A advogada Carina Cristiane Canguçu Virgens foi nomeada desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (18), conforme publicação do Diário Oficial da União (DOU). A vaga, deixada por Vicente Buratto em agosto de 2023, enfrentou reviravoltas jurídicas que atrasaram a nomeação, mantendo o posto aberto por mais de um ano.

No TRE-BA, Canguçu já ocupava a cadeira de juíza substituta, permanecendo no cargo por dois mandatos consecutivos (2019-2021 e 2022-2024).

Conforme revelado pelo Bahia Notícias em novembro, a nomeação para a vaga deixada por Vicente Buratto foi alvo de disputa entre dois ex-governadores da Bahia: Jaques Wagner (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Na lista tríplice, Wagner apoiava Carina Canguçu, enquanto Rui Costa indicava o advogado Rafael Sá Santana.

Ele, inclusive, já atuou em processos do desembargador e futuro presidente do TJ-BA, José Edivaldo Rocha Rotondano.

A LISTA — Em agosto de 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a remoção do terceiro nome que integrava a lista, ao declarar a inidoneidade do causídico para participar da disputa. Com a exclusão, Fabiano Mota Santana foi convocado pelo Pleno do TJ-BA para compor a lista tríplice final.

O que você acha dessa nomeação e do desenrolar da lista tríplice para o TRE-BA? Deixe seu comentário com a sua opinião sobre o processo e os desdobramentos para o Judiciário baiano.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação prende em SP líder de facção ligada ao tráfico em Cosme de Farias, Salvador

Um líder faccional, atuante no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, foi preso na noite desta segunda-feira (9) na cidade de Valinhos,...

Homem que raptou mulher no DF e a estuprou em apartamento é procurado. Vídeo

Polícia procura homem que raptou e estuprou mulher em Brazlândia, DF Meta descrição: Polícia procura o homem que raptou uma mulher em Brazlândia, no...

Aprovada medida que transforma ANPD em agência reguladora com autonomia para fiscalizar os dados dos brasileiros

Meta descrição: Governo aprova a Medida Provisória 1317/2025, transformando a ANPD na Agência Nacional de Proteção de Dados (AGPD), com autonomia e novas...