Detran nega desajustes após suspensão de licitação pelo TCE-BA: “Exigências plenamente compatíveis”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo


DETRAN-BA sustenta regularidade de Pregão 002/2025 e mantém suspensão temporária

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA) negou irregularidades no Pregão Eletrônico 002/2025, que está suspenso por decisão do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), publicada na última terça-feira (30). Em nota enviada ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (5), o órgão afirma que o certame foi conduzido em estrita observância à Lei Federal n° 14.133/2021, à legislação estadual aplicável e aos princípios que regem as contratações públicas.

Sobre as irregularidades apontadas na denúncia do Sindauto-BA e na análise do TCE, o Detran afirma que o certame observou integralmente os princípios da transparência e da publicidade, com ampla divulgação de seus atos nos sistemas oficiais.

Quanto às alegadas “exigência de qualificação técnica desproporcional” e à realização de uma prova em tempo “exíguo e desproporcional”, o DETRAN diz que as diretrizes prezam pela segurança e pela proteção do interesse público.

“As exigências e diretrizes do Pregão Eletrônico 002/2025 revelam-se plenamente compatíveis com os objetivos e fundamentos da nova norma, que reforça a transparência, a padronização, o controle e a qualidade nos processos relacionados à formação de condutores, com reflexos diretos na segurança viária e na proteção do interesse público”, destaca o órgão em nota.

O DETRAN ainda confirmou que o processo fica suspenso temporariamente, mas afirma que a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE/BA) atuará junto ao Tribunal de Justiça da Bahia para apresentar informações técnicas e jurídicas cabíveis, bem como esclarecimentos ao TCE/BA, de forma oportuna.

À vista disso, o Pregão Eletrônico 002/2025 permanece suspenso, enquanto a PGE/BA atua junto ao TJ-BA para prestar informações técnicas e jurídicas cabíveis, bem como esclarecimentos ao TCE/BA.

E você, qual sua leitura sobre a defesa do Estado e as críticas ao certame? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF ainda julga 346 ações relacionadas ao 8 de Janeiro

Três anos após os ataques de 8 de janeiro de 2023, o STF encerrou o julgamento do processo sobre a trama golpista, condenando...

PM apreende drogas em localidade na Boa Vista de São Caetano

Policiais militares da 9ª CIPM apreenderam entorpecentes na localidade conhecida como Baixa Fria, em Boa Vista de São Caetano, na noite desta quarta-feira...

Amigo de jovem baleado por PM na saída do cinema: “Chegaram atirando”

O jovem de 21 anos baleado por dois policiais na saída de um shopping em Valparaíso de Goiás, na noite de 5/1, permanece...