Expectativa de vida nos EUA sobe para 79 anos e atinge maior marca da história
A expectativa de vida nos Estados Unidos subiu para 79 anos em 2024, atingindo a maior marca já registrada. Dados preliminares indicam que a trajetória positiva permaneceu no ano seguinte, segundo o CDC.
O fim da pandemia de covid-19 e a redução das mortes por doenças cardíacas, câncer e overdoses de drogas estão entre os principais fatores para a melhoria do indicador.
Historicamente, a expectativa de vida nos EUA aumentou por décadas e chegou a um pico próximo de 79 anos em 2014. Esse nível permaneceu estável até o início da pandemia, quando caiu para menos de 76,5 anos em 2021, e, desde então, vem se recuperando.
As doenças cardíacas continuam sendo a principal causa de morte no país, mas as ocorrências caíram cerca de 3% pelo segundo ano seguido, segundo o CDC.
Esses números ajudam a entender como fatores como o fim da pandemia, melhorias na saúde pública e avanços médicos podem manter a vida média da população em movimento positivo. E você, quais mudanças de saúde pública mais influenciam a vida na sua região?

Facebook Comments