Fundador da Reag comprou ações do BRB por meio de fundo administrado pelo Master

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O fundador da Reag, João Carlos Mansur, comprou ações do Banco de Brasília (BRB) por meio do fundo Celeno, administrado pela Master Corretora. A atualização do quadro societário na CVM indica que o Celeno detém 4,5% do capital da instituição. As informações revelam o alvo das operações conhecidas como Compliance Zero e Carbono Oculto.

Segundo documento enviado pelo BRB ao Banco Central (BC) e obtido pelo Metrópoles, Mansur teria pago ao fundo Celeno cerca de R$ 193,2 milhões com recursos próprios oriundos de dividendos da Lumabe Participações Ltda. O Celeno, por sua vez, recebeu as ações após transferência do FIP Borneo, administrado pela Reag Trust — fundada por Mansur.

O BRB confirmou ainda que, em abril de 2025, autorizou a alteração do capital social para R$ 2,3 bilhões, em linha com ajustes já aprovados pelo Conselho de Administração no fim de 2024. Em março anterior, o banco havia anunciado a intenção de adquirir o Banco Master, operação que foi barrada pelo Banco Central.

Compliance Zero aparece como tema central: Na esteira da operação, a Polícia Federal abriu a segunda fase da Operação Compliance Zero em 14 de janeiro de 2026. A investigação aponta a Reag como administradora de fundos que teriam inflado artificialmente o patrimônio do Banco Master, controlado por Daniel Vorcaro, segundo a apuração.

Na sexta-feira (30/1), a PF abriu um novo inquérito para apurar manobras societárias envolvendo o BRB no contexto da tentativa de aquisição do Master, com a apuração ocorrendo após o BRB apresentar “achados relevantes” da primeira parte da auditoria contratada pelo banco.

Em nota, o BRB disse que, dando resposta ao quanto constatado na investigação independente, adotou medidas institucionais para resguardar créditos e ativos e ressarcir prejuízos causados por agentes relacionados à Operação Compliance Zero, com ações que tramitam em sigilo e serão reforçadas para assegurar a defesa dos seus interesses.

A reportagem tenta contato com o Master e com Mansur para ouvir as partes sobre o caso.

Galeria de imagens

Gostou da leitura? Compartilhe sua opinião sobre as implicações dessas operações para o BRB, para Mansur e para o cenário de investimentos no país. Comente abaixo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem que tentou matar Donald Trump em campo de golfe é condenado à prisão perpétua

Um homem condenado por tentar assassinar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um campo de golfe na Flórida, em 2024, foi...

EUA anunciam retirada de 700 agentes federais de imigração em Minnesota após tensão em Minneapolis

O "czar" da imigração dos Estados Unidos, Tom Homan, anunciou nesta quarta-feira (4) a retirada de 700 agentes federais destacados em Minnesota, como...

Celular de professor espancado e morto em parada do DF será periciado

Caso do professor morto em Sobradinho: perícia no celular e confissão do suspeito O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) determinou que seja...