Saúde inicia vacinação contra dengue em todo país, mas atrasa no DF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério da Saúde iniciou, nesta terça-feira (11/2), a vacinação contra dengue para profissionais da Atenção Primária em todo o país, com a meta de atender 8,2 mil profissionais da área.

A publicação oficial aponta que 3,5 mil doses da nova vacina do Butantan — em dose única — foram encaminhadas ao Distrito Federal para garantir o início da imunização.

Vacina dengue Butantan
1 de 1 Vacina dengue Butantan — Foto: Walterson Rosa/MS

A Secretaria de Saúde do DF afirmou que, até o momento, não recebeu nenhuma dose da vacina em questão e aguarda o envio. A estratégia é iniciar a imunização com profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e com agentes de vigilância sanitária.

Em nota ao Metrópoles, a pasta informou que as vacinas estão sendo transportadas e devem chegar ao Distrito Federal nesta quarta-feira (12/2).

Vacina do Butantan em dose única

  • A vacina contra dengue em dose única foi desenvolvida pelo Instituto Butantan e aprovada pela Anvisa.
  • As primeiras doses começaram a ser distribuídas na segunda semana de fevereiro, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde.
  • A estratégia do governo federal é imunizar primeiro os profissionais de saúde e, posteriormente, os demais públicos.
  • A expectativa do Ministério da Saúde é que pessoas de 59 a 15 anos comecem a ser vacinadas no segundo semestre de 2026.
  • O governo federal comprou toda a produção do Butantan, com um investimento de R$ 368 milhões.
  • Essa semana, o presidente Lula anunciou investimento de R$ 1,4 bilhão para o Butantan e lançou a vacinação contra dengue para agentes de saúde.

Com a expectativa de ampliar a proteção contra dengue entre profissionais de saúde, o governo federal enfatiza que a vacinação em dose única facilita a logística e acelera o processo de imunização. Acompanhe as atualizações para conferir quando a vacinação pode chegar a outras regiões e como será o cronograma de vacinação para o público geral.

E você, o que acha desta estratégia de imunização para profissionais de saúde? Compartilhe suas opiniões e dúvidas nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA avalia envio de 2º porta-aviões ao Oriente Médio, diz jornal

O Departamento de Guerra dos Estados Unidos avalia enviar um segundo porta-aviões ao Oriente Médio, em meio ao aumento das tensões com o...

Sepromi lança ações para o Carnaval 2026 e apresenta canal digital de denúncias contra racismo

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi) anunciou, nesta terça-feira (10), o conjunto de...

Quaest: Lula segue à frente em todos os cenários, mas diferença contra Flávio diminui

A Quaest divulgou a primeira rodada de cenários para o segundo turno, apontando Lula da Silva (PT) à frente em todos os confrontos...