Novo ministro da Agricultura vai priorizar a garantia de fertilizantes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

 

Durante a posse, nesta quinta-feira (31/3), do comando do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes (PSD) afirmou que vai priorizar ações que garantam fertilizantes para o país.
 
Em cerimônia na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), o ex-prefeito de Uberaba (nas gestões 1997/2000 e 2001/ 2004) anunciou também que vai iniciar, a partir de maio, viagens internacionais para tratar da importação de insumos para atender o segmento rural.
 
 
 
Ele, que é médico e produtor rural, destacou ainda durante a solenidade que sua antecessora, Tereza Cristina, revolucionou o agro brasileiro.

???O fornecimento de fertilizantes é prioridade (…) vou dar seguimento às ações construídas pela minha antecessora nos últimos três anos???, afirmou Marcos Montes, que chamou atenção para a guerra entre Rússia e Ucrânia, também um dos seus desafios no comando da Mapa. ???Os dois países europeus são os principais exportadores de potássio para o Brasil, necessário para a produção de fertilizantes. Estamos vivendo um momento de preocupação e estamos buscando alternativas???, garantiu.
 
O novo ministro defendeu a importância dos fertilizantes como produto não passível de sanção junto a organismos internacionais, como a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) das Nações Unidas. Para Montes, isso é possível, pois o agro brasileiro alcançou no governo Bolsonaro uma posição de liderança não apenas no Brasil, mas também internacionalmente.
 

Novos mercados externos e internos

 
Devido à problemática dos fertilizantes, Marcos Montes revelou que em maio viajará ao Marrocos, Egito e Jordânia. ???Vamos discutir e abrir novos mercados para que os fertilizantes cheguem ao Brasil e, além disso, vamos buscar alternativas internas para aumentar a nossa produção.???
 

Primeira reunião foi antes da posse

 
Nessa quarta-feira (30), antes de tomar posse à frente do Mapa, Montes recebeu representantes do governo iraniano para uma negociação do aumento da cota de importação de ureia para o Brasil, de 1 milhão de toneladas para possíveis três milhões de toneladas.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Receita passa a publicar lista de devedores contumazes

Resumo rápido: a Receita Federal divulgou a primeira lista de contribuintes classificados como devedores contumazes após a conclusão dos procedimentos administrativos previstos em...

Mercado de trabalho formal cresce 3,6%; serviço público puxa alta

O mercado de trabalho formal brasileiro registrou avanço de 3,6% em 12 meses, atingindo 62,2 milhões de vínculos ativos em fevereiro de 2026....

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

O Pix por aproximação avança ao ganhar integração com o open finance, permitindo que o usuário autorize, de forma simples, o compartilhamento de...