
Um motim na Penitenciária I de Potim, no interior de São Paulo, deixou dois detentos mortos e quatro feridos após um preso manter outro como refém na área de saída de um pavilhão. A crise terminou na manhã de domingo com a rendição dos envolvidos, após negociações com as autoridades.
A operação teve início no fim da tarde de sábado (20/6), quando um detento manteve outro como refém na área de saída de um dos pavilhões, provocando a suspensão de visitas. Familiares presentes no local ficaram sob acompanhamento das equipes de segurança durante as negociações que contou com a participação da Polícia Penal e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM, até o início da noite, quando as demandas dos detentos passaram a ser discutidas com as autoridades.
Durante esse período de tensão, ocorreram atos de violência entre os próprios detentos, que resultaram nas duas mortes e nos quatro feridos. Os feridos receberam atendimento na enfermaria da unidade; as visitantes que estavam no pavilhão foram liberadas sem ferimentos ao fim da crise.
Após o desfecho, os detentos envolvidos foram transferidos para outras unidades prisionais e responderão judicialmente pelos crimes. A direção promoveu uma revista geral com o apoio do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e da PM, na área externa da unidade, para reforçar a segurança.
A SAP informa que a Penitenciária I tem capacidade para 748 detentos, mas abriga 1.302. O Pavilhão de Regime Semiaberto, com capacidade para 96, opera com 129 internos, evidenciando a pressão por vagas e o quadro de superlotação no estado.
As autoridades prometem seguir avaliando as medidas de segurança e a gestão de superlotação nas unidades da região, com investigações em andamento e ações para evitar novos incidentes.
E você, o que pensa sobre a segurança no sistema prisional e as políticas públicas voltadas à redução da superlotação? Compartilhe suas opiniões nos comentários.
