A UFC anunciará a concessão do título de Doutora Honoris Causa à Ministra da Cultura, Margareth Menezes, em reconhecimento à sua trajetória artística, cultural e ministerial e ao papel de valorização da cultura afro-brasileira. A decisão do Conselho Universitário (Consuni) foi tomada em 24 de abril de 2026, e a cerimônia está marcada para 3 de julho, em Fortaleza, capital do Ceará. A homenagem destaca uma carreira de quase 40 anos, marcada pela dança, música e ações públicas que impulsionaram o cenário cultural nacional. Palavras-chave: Margareth Menezes, UFC, Fortaleza, Doutora Honoris Causa, Afropop Brasileiro, Marco Regulatório do SNC.
Margareth Menezes iniciou nos palcos baianos na década de 1980, consolidando-se mundialmente com 17 obras e indicações ao Grammy. Ela é a principal idealizadora do movimento Afropop Brasileiro, que funde ritmos afro-brasileiros a sonoridades contemporâneas. Ivânio Lopes, conselheiro, classificou a homenagem como um marco histórico da cultura brasileira, destacando a influência da artista para além da música.
Como Ministra da Cultura desde 2023, Margareth liderou marcos decisivos, como a 4ª Conferência Nacional de Cultura e a sanção da Lei n° 14.835/2024, que instituiu o Marco Regulatório do Sistema Nacional de Cultura. Além disso, promoveu a integração entre políticas de cultura e educação por meio do Comitê Técnico Interministerial, resultando em ações como o programa “Arte e Cultura na Educação de Tempo Integral”, conforme nota da UFC.
As ações da artista no Ministério tiveram impacto direto na UFC, que hoje integra a rede de universidades parceiras do Ministério da Cultura. A instituição destaca o alinhamento entre as políticas culturais federais e a sua missão de formação, pesquisa e extensão, fortalecendo vínculos entre academia e talento criativo.
E você, o que acha dessa homenagem e do papel de Margareth Menezes na cultura e na educação no Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte como a cultura afro-brasileira inspira o seu dia a dia.
