Caciques e representantes dos povos indígenas do município do Prado se reuniram com representantes da administração municipal na manhã desta terça-feira, dia 11. A reunião aconteceu nas dependências do Núcleo de Educação Ambiental (NEAM), localizado no bairro Ribeira.
Os índios estavam representando as aldeias Tibá, Corujão, Corumbalzinho, Craveiro, Águas Belas, Nova, Pequi, Dois Irmãos e Cahy.
Representando o governo da Prefeita Mayra Brito estavam os secretários, Robson Mattos (Administração), Jesseilton Almeida, o ‘Sessé’ (Desenvolvimento Social), Benedita de Jesus (Meio Ambiente), Luciano Mota (Saúde), Igor Lago (Turismo, Esporte, Cultura e Lazer) e Nalto Nascimento (representando a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos).
O cacique José Ferreira, da Aldeia Tibá, falou da importância sobre a parceria entre os governos municipal, estadual e federal como via de acesso aos recursos necessários aos povos indígenas. “Precisamos saber das necessidades e firmar essas alianças para atender as demandas de nossos povos”, destaca.
De acordo com o Secretário Municipal do Desenvolvimento Social, os repasses do governo federal para o município ficaram suspensos durante a primeira metade do ano, comprometendo as finanças da Prefeitura de Prado. “Mesmo sem receber os repasses o governo da Prefeita Mayra Brito manteve os serviços aos índios. Por isso, é que reduzimos de 5 para 3 as visitas. Apenas em julho é que começou a cair o dinheiro”, afirmou.
“O município tem uma série de organizações de povos e o Brasil passa por um momento de crise, mas a prefeita Mayra Brito, tem abraçado todos os programas sociais e está segurando para não deixar acabar”, disse Benedita de Jesus.
Estavam presentes na reunião: Tiago De Paula (Coordenador Regional da Funai), Maiana Menezes (Psicologa do Cras Indígena), Ana Caran (Pedagoga), além dos representantes da SESAI e Cras Indígena.
.
Comentários Facebook