Muitas surpresas, no fechar das urnas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Neste domingo (03/10) os brasileiros foram às urnas e demonstraram o que pensam dos políticos brasileiros. Uns mostraram sua indignação ao tradicionalismo, à exemplo de São Paulo que apresenta �??Tiririca�?� como deputado federal mais votado do Brasil, considerado por muitos um palhaço (ofício anterior, do humorista e agora deputado).

dilma_serra_segundo_turno 

Outros brasileiros mostraram que não é mais aceitável subestimar o voto do eleitor: e ai são vários os exemplos. O maior deles foi a força da candidata Marina Silva que se mostrou mais forte do que todas as pesquisas e muitas previsões, impossibilitando o projeto político do Presidente Lula de consagrar vitoriosa Dilma Rousseff, ainda no primeiro turno, como apontavam as pesquisas eleitorais. Em todo Brasil, inicia-se a campanha para a definição entre o nome de Serra ou Dilma para a Presidência da República.

wagner_entrevista_2

No cenário estadual, o trabalho do Governador Jaques Wagner o consagrou vitorioso, ainda no primeiro turno, com 4.101.270 votos (63,83%), seguido por Paulo Souto (1.033.600 – 16,09%) e Geddel Vieira Lima (1.000.038 – 15,56%).

Em Prado, o amarelo (conduzido pelo ex-prefeito �??Wilsinho Brito�?�) e o vermelho (liderado pelo atual prefeito do município, �??Jonga�?�) polarizaram a disputa interna pela conquista da confiança dos eleitores. O amarelo encabeçou a chapa dos deputados Mário Negromonte (deputado federal com 169.209 votos) e Mário Negromonte Júnior (deputado estadual com 113.398 votos). Já o grupo vermelho defendeu a chapa que trazia Alice Portugal (deputada federal com 101.588 votos) e Ronaldo Carletto (deputado estadual com 101.816). Tanto os candidatos do amarelo, quanto do vermelho encerraram as disputas como vitoriosos.

graf_deputado_estadual_bahia_2

graf_deputado_federal_bahia_2

A interpretação dos números, no entanto, despenca para a rivalidade municipal. Em Prado, o resultado final projeta uma grande disputa para as eleições municipais que devem trazer encabeçada, os nomes dos líderes dos maiores blocos políticos no município: �??Jonga�?� versus �??Wilsinho Brito�?�.

Após o término da votação, em Prado, a �??chapa amarela�?� festejava Mário Negromonte (4.566 votos) e Mário Negromonte Júnior (4.155 votos), contra a �??chapa vermelha�?� Alice Portugal (2509 votos) e Ronaldo Carletto (1596 votos).

Para analistas políticos o fiel da balança foi a grande fragmentação do grupo político de base que dá sustentação à administração do Prefeito �??Jonga�?�. Veja na figura abaixo:

graf_deputado_estadual_prado_3graf_deputado_federal_prado_2

Nesta conjuntura política de coalisão municipal é muito importante a interpretação dos números, considerando a força política de cada grupo:
1) Mário da Cepral e Edinho Ramos com Marcelo Nilo (estadual) e Jutahy Magalhães (federal),
2) Vereador �??Sess�� com Adriano Meirelles (estadual),
3) Vereador Robério e do vice-prefeito Irailton com Rui Costa (federal),
4) André Feitosa com Sandro Régis (estadual),
5) PT com Marcelino Galo (estadual) e Valmir Assunção (federal),
6) PCdoB com Kelly (estadual), Fabrício (estadual) e Álvaro (estadual), Daniel Almeida (federal) e Edson Pimenta (federal)

No cenário regional, não se pode esquecer a força política do Prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, que consagrou sua esposa, Cláudia Oliveira, como deputada estadual. Outro nome que conseguiu chegar à Assembléia Legislativa da Bahia foi Jânio Natal.


.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Wagner nomeia mulher do deputado Mário Negromonte Júnior

O governador Jaques Wagner nomeou na última quinta-feira, passado o Carnaval, Camila Vasquez Gomes Negromonte para o cargo de Procuradora-Geral do Ministério Público Especial de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), veja divulgação no site do tribunal. Seu nome foi...

Eleitor rejeita candidato que decidiu doar salário

Como o eleitor brasileiro é perverso. Muitas vezes não analisa o currículo do candidato, na hora do voto. Em Alagoinhas, o candidato Rui Sapucaia (PSC) chamou atenção, em todo o país, ao registrar em cartório documento em que renunciaria o seu salário, em favor...

Vereadora eleita de Natal confirma que renunciará ao salário

A vereadora eleita de Natal, Eleika Bezerra (PSDC), confirmou que renunciará integralmente o salário de parlamentar. Ainda na campanha eleitoral, a política, que é professora universitária aposentada, protocolou em cartório o documento onde informava que destinaria os salários a instituições filantrópicas. "Felizmente, eu...