Condenados policiais bandidos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Quatro integrantes de uma organização criminosa que agiam extorquindo pessoas que, supostamente, estariam cometendo crimes e eram vítimas de flagrantes preparados, foram condenados pela Justiça a penas de oito a três anos de reclusão. Os policiais Antônio Dante Barbosa Ferreira e Jurandir do Amor Divino e os seus comparsas Leonardo Sanches Gonçalves de Almeida e Geisom Sérgio Cerqueira da Fonseca foram denunciados, em abril de 2011, pelo Ministério Público estadual por formação de quadrilha. Eles atuavam arquitetando planos de abordagem contra pessoas que estivessem em �??situação de erro�?�, como vendedores de anabolizantes, de drogas, mercadorias sem notas fiscais, dentre outras, atraindo-as para um flagrante previamente preparado por eles e depois exigindo pagamento de vantagem indevida em troca de não conduzir o suposto infrator para a delegacia. A denúncia foi assinada pelos promotores de Justiça Ramires Tyrone, da 2ª Vara Criminal, e Ediene Lousado, Gervásio Lopes e Marcos Pontes, do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco).
 
imagem policial1

O réu Antônio Dante Ferreira foi condenado a oito anos e dez meses de reclusão em regime fechado, além de ter decretado o perdimento do cargo público de policial civil, enquanto que Jurandir do Amor Divino foi condenado a três anos e quatro meses em regime inicial semi-aberto; Leonardo Sanches de Almeida a cinco anos e dez meses de reclusão em regime inicial semi-aberto; e Geisom da Fonseca a cinco anos de reclusão em regime inicial semi-aberto. Além de formação de quadrilha e resistência, Dante ainda foi condenado por concussão (exigir vantagem indevida de terceiros).    
 
PRIS�?O: Os integrantes da quadrilha foram flagrados pela polícia há um ano, em março de 2011, durante uma ação que resultou numa troca de tiros na Avenida Paulo VI, em Salvador, e na qual o policial Valmir Borges Gomes, que também faria parte do bando, foi morto. Segundo a denúncia do MP, em 2 de março do ano passado, a vítima L. F. S. foi atraída por integrantes do grupo que disseram estar interessados na aquisição de �??lança perfume�?�. No local combinado, nas proximidades do Centro de Convenções, chegaram os policiais Antonio Dante e Valmir Borges. Simulando um flagrante, os policiais ameaçaram a vítima de prisão e informaram que ela só seria liberada mediante o pagamento de R$ 3 mil.
 
Dirigindo seu próprio carro e seguido pelo grupo criminoso, L. F. S.  buscou ajuda da família, que, estranhando o comportamento dos policiais, entrou em contato com um delegado da Corregedoria da Polícia Civil, que, por sua vez, contatou com o delegado titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e acionou o Centro de Operações Especiais da Polícia Civil (COE). O grupo foi desarticulado após uma operação organizada pela DTE e COE. Na ação, houve troca de tiros e o policial Valmir foi morto, enquanto os demais comparsas fugiram.
 
Segundo a denúncia do MP, os réus já agiam juntos há mais de um ano, sempre do mesmo modo, abordando vítimas em situação de �??erro�?�, como vendedores de anabolizantes, drogas e mercadorias sem nota fiscal, para, posteriormente, exigir destes o pagamento de vantagem econômica em troca de não conduzir os supostos infratores para a delegacia.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Justiça autoriza posse de área desapropriada pela Prefeitura do Prado

Justiça garante posse de área à Prefeitura do Prado. A decisão é do Juiz de Direito da Vara dos Feitos Cíveis da Comarca do Prado, Dr. Leonardo Coelho. O objeto é a disputa pela área localizada no Lote 1, Quadra 17, da Rua Rosalvo Garcia...

Justiça condena acusado de tentar matar idosa em Prado

Foi julgado nesta quarta-feira, dia 10, o acusado de tentar matar uma idosa em Prado. O crime aconteceu no dia no dia 28 de maio de 2010, por volta das 14h00. O advogado, Dr. Wanderson da Rocha, garantiu que o réu  tivesse um julgamento...