Dois afastamentos e bloqueio em contas da Prefeitura, é o que decidiu a justiça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Nesta sexta-feira (07) uma ação cautelar, com pedido de liminar, afastou do cargo o prefeito do Prado, João Alberto Viana Amaral, o �??Jonga�??, e o chefe do Setor de Compras, Mauro Dotto Bevilacqua.

Além do afastamento dos dois, foram bloqueadas as contas da Prefeitura Municipal do Prado, junto ao Banco do Brasil, que correspondem ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), do TOPA (Todos pela Alfabetização) e da Agricultura Familiar. As secretarias de Administração e de Finanças foram notificadas para não realizar quaisquer pagamentos com estas verbas, sob a pena do pagamento de multa diária no valor de 50 mil reais, em caso de descumprimento da ordem judicial.

foto prefeitura prado teixeiranoticias

A decisão é do Juiz de Direito da Vara Cível da comarca do Prado, Dr. Rogério Barbosa de Sousa e Silva, à pedido do Ministério Público da Bahia, em ato formalizado pelo Promotor de Justiça, Dr. Wallace Carvalho, que esteve pessoalmente na Prefeitura Municipal comunicando da decisão judicial.

Segundo o promotor de justiça, como se verificou em várias declarações, ouvidos vários servidores do município, nos últimos meses, especialmente após as eleições municipais, na qual o atual prefeito foi derrotado, na tentativa de se reeleger, houve corte e redução de itens da merenda escolar e material básico, para o funcionamento das creches, ocasionando o não cumprimento da carga horária determinada pelo Ministério da Educação, quando forçou a antecipação do encerramento do ano letivo e, por consequência, prejuízo aos alunos.

Em sua decisão o juiz entendeu que o prefeito, como gestor público, tem responsabilidade pelos atos de delegação decorrentes do poder, devendo fiscalizar seus subordinados e que, os extratos bancários das contas para recebimento de verbas do PNAE, TOPA e Agricultura Familiar, não justificaria a ausência de alimentos nas instituições educacionais, considerando os recursos financeiros existentes.

O prefeito João Alberto Viana Amral, o �??Jonga�??, afirmou em nota que vai recorrer da sentença.

O vice-prefeito, Irailton Gonçalves, eleito em 2008, na chapa ao lado de ‘Jonga’, foi empossado para comandar o município nos próximos dias.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Justiça autoriza posse de área desapropriada pela Prefeitura do Prado

Justiça garante posse de área à Prefeitura do Prado. A decisão é do Juiz de Direito da Vara dos Feitos Cíveis da Comarca do Prado, Dr. Leonardo Coelho. O objeto é a disputa pela área localizada no Lote 1, Quadra 17, da Rua Rosalvo Garcia...

Justiça condena acusado de tentar matar idosa em Prado

Foi julgado nesta quarta-feira, dia 10, o acusado de tentar matar uma idosa em Prado. O crime aconteceu no dia no dia 28 de maio de 2010, por volta das 14h00. O advogado, Dr. Wanderson da Rocha, garantiu que o réu  tivesse um julgamento...