MP ajuíza ação para garantir tratamento de saúde a diabéticos em Itamaraju

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça João Batista Madeiro Neto, ajuizou hoje, 24, ação civil pública com pedido de tutela antecipada para garantir tratamento de saúde a todos os pacientes com diabetes usuários do Sistema �?nico de Saúde (SUS) em Itamaraju.

O promotor solicita que a Justiça determine, em caráter liminar, que o Município viabilize, no prazo máximo de 10 dias, atendimentos médicos, cirúrgicos, assistência terapêutica, e fornecimento de todos os medicamentos (glibencalmida, cloridrato, insulina) e insumos (seringas, tiras reagentes, lancetas) necessários ao tratamento dos doentes na rede pública ou privada, observados o tempo, forma e modo determinados nas prescrições médicas.

tratamento de diabeticos

A ação se baseia em informações da Associação dos Diabéticos de Itamaraju e em depoimentos de pacientes. Segundo os relatos colhidos em 2013 e reafirmados em 2014, têm ocorrido interrupções no fornecimento de insumos e também de medicamentos nos postos de saúde locais.

Segundo João Batista, após provocação do MP para informar sobre as providências adotadas, o Município �??apenas se referiu às fitas de aferição da glicemia, dizendo que estas são de responsabilidade do Estado, omitindo-se em relação ao mais que lhe foi questionado�?�.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ministério Público cobra melhorias nos atendimentos do Hospital de Itamaraju

A precariedade do atendimento médico no Hospital Municipal de Itamaraju foi discutida em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 28, através de iniciativa provocado pelo Ministério Público estadual, por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça. De acordo com o promotor de...

Promotoria de Justiça pede transferência de paciente com risco de morte em Itamaraju

O Estado da Bahia e o Município de Itamaraju deverão cumprir até o início da tarde desta quinta-feira, dia 17, uma decisão judical, acatada em caráter liminar, e garantir tratamento médico em Unidade de Terapia Intensiva à paciente Neusa Maria Santo Cunha, internada com...