Encontrada área desmatada em fazenda de Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A secretaria Municipal de meio Ambiente de Prado, em parceria com (ICMBIO) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e (CIPA), Companhia Independente de policia Ambiental, apreenderam nesse Sábado dia 11 do mês de outubro, um arsenal de madeiras nativas da mata atlântica, no assentamento Santa fé.

crime ambiental em prado 4

Após varias denuncias, os fiscais, chegaram ao local e comprovaram a veracidade dos fatos. O assentamento Santa fé é uma fazenda, e foi criado área de assentamento, no ano de 2009 pelo CDA, órgão do estado. Na época da criação a referida fazenda já tinha 60% de cobertura vegetal da mata atlântica, onde abrigam varias espécies da fauna e flora, a área é montanhosa e abriga varias nascentes, que abastece vários córregos e rios da região.

crime ambiental em prado 3

Segundo informação de populares, a devastação ambiental, está acontecendo a mais de dois anos, que uma quadrilha de madeireiros de Itamaraju, estaria atuando na extração e venda ilegal da madeira.
Foram encontrados dentro da mata, cerca de 50 metros cúbicos de madeiras nativas, de diversas espécies como: pequi, sapucaia, macanaiba, biriba entre outras, as espécies ora mencionada, foram transformado em pranchões, tabuas, estacas, peças e até toras com mais de 30 metros de comprimento, como mostra as imagens a seguir.

crime ambiental em prado 2

O local é de difícil acesso, portanto, os infratores utilizam um boi de canga para transportar toda madeira de dentro mata até a estrada onde são armazenados, para posteriormente ser carregado com caminhão.

Além da grande quantidade de madeira, também foram encontrado no local, 04 galões de combustíveis, utilizado em motosserra, garrafa térmica, um catraca utilizado para puxar as toras, duas gangas, feito para transporte encima do lombo do boi, um boi de canga da raça nelore.

Toda madeira foram apreendida e será retirada do local nos próximos dias e será feita uma investigação policial para identificar e prender os autores, para os mesmos possa responder pelos crimes ambientais.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Operação conjunta apreende 5,6 toneladas de crustáceos

Uma operação conjunta entre equipes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coopa), 14º  Batalhão de Polícia Militar (BPM/Santo Antônio de Jesus) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) apreendeu, na sexta-feira (22), 5,6 toneladas de crustáceos comercializados ilegalmente nas proximidades...

Prado: Homem é preso em flagrante por crime ambiental

O acusado foi preso na manhã desta quarta-feira (20). O crime contra espécimes da fauna silvestre foi descoberto por acaso. Policiais lotados na 88ª CIPM/Alcobaça participavam de uma ação de reintegração de posse nas proximidades do Rio Jucuruçu, quando perceberam a presença de um barco...

Caminhão oficial do município de Itamaraju é flagrado com madeira nativa

Jesus. Coisas quase impossíveis de acreditar. Um veículo à serviço do município de Itamaraju, com plotagem oficial do atual governo, carregado de madeira nativa. Sem a autorização dos órgãos ambientais, essa ação é um crime ambiental e pode estar sendo cometido debaixo das barbas...