Procuradora da República cobra cumprimento no prazo de demarcação da Terra Indígena Comexatiba

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Concluir o processo de demarcação no prazo de 180 (cento e oitenta) das terras apontadas como pertencentes à Terra Indígena Comexatiba. Esse é o principal pedido da ação movida pela Procuradora da República contra a União e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

A fundamentação do pedido (saiba mais sobre a ação da procuradoria federal), apresentado no último dia 17 de agosto, é justamente o Relatório Circunstanciado de Delimitação e Identificação da Terra indígena Comexatiba, divulgado depois de quarenta anos de estudo social e antropológico na região onde a presença de índios teria sido encontrada desde o ano de 1557.
cumuruxatiba2A divulgação desse trabalho aconteceu no último dia 27 de julho e o prazo para o procedimento de demarcação das terras que ocupam uma área de 28 mil hectares tem o prazo de cento e oitenta dias para ser concluído.

A Procuradora Federal da República, Marcela Régis Fonseca, entende que o processo de demarcação pode pôr fim aos conflitos de terra na região, após anos de disputa por terras entre índios e não-índios, com muito derramento de sangue.

cabana_incendiada_em_aldeia_indigena_de_prado

Na Terra Indígena Comexatibá estão incluídas diversas aldeias, onde vivem cerca de 732 índios, segundo dados do Ministério da Saúde. Uma dessas aldeias foi invadida por bandidos e armados e uma cabana incendiada. O crime está sendo investigado pela justiça federal de Teixeira de Freitas.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Zanin se declara impedido para julgar recurso sobre inelegibilidade de Bolsonaro

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), se declarou impedido para julgar o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a condenação que o deixou inelegível. Como advogado, ele deu entrada em uma ação semelhante contra Bolsonaro nas eleições de 2022. A defesa do ex-presidente pediu a redistribuição do caso. Ao abrir mão

Genial/Quaest: avaliação positiva de Lula oscila 2 pontos para baixo; no Sul sobe 9 pontos

A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou em 33% em maio, uma oscilação, para baixo, de 2 pontos porcentuais ante fevereiro, que registrou 35%, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 8. A avaliação negativa oscilou 1 ponto porcentual também para baixo, de 34% para 33%. Já a regular subiu

PF mira aliados de Bivar por ameaças a chefe do União Brasil

Uma operação aberta ontem pela Polícia Federal investiga suspeita de ameaças ao presidente do União Brasil, o advogado Antônio Rueda. Entre os alvos da ofensiva havia duas pessoas ligadas ao deputado Luciano Bivar (União Brasil-PE), que foi derrotado por Rueda nas eleições do partido, no fim de fevereiro. Procurado pela reportagem, Bivar não havia respondido