Machacalis sedia encontro sobre preservação do Rio Alcobaça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Vereadores de Teixeira de Freitas e Alcobaça se reuniram na cidade de Machacalis, no nordeste de Minas Gerais, na tarde desta última quinta-feira (03/05), com os demais vereadores dos municípios mineiros de Umburatiba, Santa Helena de Minas, Águas Formosas, Fronteira dos Vales e do próprio município de Machacalis, no 9º Seminário preparativo para a realização do 1º Simpósio das Águas com o tema: �??Governança da Água �?? Desafio para Integração da Bahia e Minas no Presente e Futuro�?� que entre si celebraram a definição das Leis de Implementação do Programa de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Alcobaça.

O Rio Alcobaça que banha os municípios baianos de Itanhém, Medeiros Neto, Teixeira de Freitas e Alcobaça, nasce na aldeia dos Machacalis no município mineiro de Fronteira dos Vales. O 9º encontro da união das Câmaras Municipais representadas por seus vereadores ocorreu no Clube AJOMA de Machacalis e a recepção aos vereadores baianos e demais autoridades políticas e ambientais da Bahia e de Minas Gerais foi feita pelos 9 vereadores da Câmara Municipal de Machacalis: Gilvan Ferreira de Oliveira (PPS); Sérgio Oliveira Santos (PP); Adeilson Barbosa Alves (PP); Nério Dias de Oliveira (PP); Herval Alves Silva (PP); Leandro Cardoso de Oliveira (PPS); Edimar Aguiar Martins (PTB); Danilo Matias Viana (PDT) e Almiro de Souza Ataíde (PSDB).

mad7Esta é a 9ª reunião com caráter de seminário do planejamento que concluiu a formalização do tratado de trabalho para a realização do 1º Simpósio das Águas que está marcado para terça-feira do próximo dia 5 de junho, no auditório da FASB �?? Faculdade do Sul da Bahia. As reuniões anteriores que sistematizaram o projeto ocorreram em 8 de abril, 12 de maio, 10 de junho, 14 de julho, 7 de agosto, 28 de agosto, 11 de setembro e 26 de setembro de 2017. Vereadores, autoridades e especialistas ambientais vêm nos últimos 13 meses trabalhando no tratamento jurídico dos recursos hídricos, planejamentos científicos, relatórios técnicos e captação de recursos para formatar o projeto de revitalização de nascentes e todo o leito do rio Alcobaça.

mad6Em Machacalis, o 9º Encontro reuniu três secretários Municipais de Meio Ambiente da Bacia do Rio Alcobaça: Alexandre Amador de Souza Soares (Machacalis); Jakson Lacerda Santos, o �??Jakão�?� (Alcobaça) e José Arcângelo Depizzol (Teixeira de Freitas) que que representou o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD); Além da presença do procurador geral de Machacalis, advogado Carlos André Degaulle de Souza Soares que representou o prefeito Mauro Roberto Francisco Batista, o �??Mauro Moreno�?� (PP); do engenheiro florestal Ivan Ramalho, fiscal ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas; e os vereadores por Teixeira de Freitas Marcílio Carlos Goulart (PT); Ronaldo Alves Cordeiro (PSC); Erlita Conceição de Freitas (PT) e Valci Vieira dos Santos (SD).

mad5O encontro reuniu 6 presidentes de Câmaras Municipais: vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o �??Agnaldo da Saúde�?� (PR) presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas; vereador Gilvan Ferreira de Oliveira, o �??Lesma�?� (PPS) presidente da Câmara Municipal de Machacalis; vereador José Antônio Ferreira, o Toninho (PSDB) presidente da Câmara Municipal de Umburatiba; vereador Marcelo Moraes Rodrigues (PRB) presidente da Câmara Municipal de Fronteira dos Vales; vereador Wallace Ronne Alves Ferreira, o �??Meuzinho�?� (PROS) presidente da Câmara Municipal de Santa Helena de Minas; vereador Nilton Teixeira Chaves, o �??Calango�?� (PR) presidente da Câmara Municipal de Águas Formosas; e a vereadora Alessandra de Souza Alves, a �??Sandra do Canta Galo�?� (PDT) vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.

mad4O presidente da Câmara Municipal de Machacalis, vereador Gilvan Ferreira de Oliveira, o �??Lesma�?� abriu a reunião as 14h desta quinta-feira (03) e logo depois passou o comando para o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo da Saúde, que em seguida determinou que o presidente da Comissão do Projeto Especial de Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Alcobaça, vereador Valci Vieira dos Santos presidisse a mesa a partir daquele momento, quando passou a conduzir os trabalhos.  O coordenador do projeto Jailson Matos, diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas promoveu a exposição sobre o programa de integração entre os dois estados e sobre a lei compartilhada entre os municípios banhados pelo rio Alcobaça. O seminário se concluiu as 18h com as autoridades mineiras se referendando a iniciativa da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas de ter tido a ideia de encabeçar o projeto.

A proposta do projeto é do atual presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o �??Agnaldo da Saúde�?� que desde o início do ano de 2017 vem prospectando e dando vida a realização do 1º Simpósio das Águas com a intenção de salvar o rio Alcobaça da nascente a foz -, tanto que já se reuniu com o então ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; com o então ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho e com o senador da república Otto Alencar (PSD) para tratar do assunto e vem reunindo ambientalistas, especialistas, entidades constituídas e as Câmaras Municipais de Itanhém, Medeiros Neto, Alcobaça, Machacalis, Fronteira dos Vales, Umburatiba, Santa Helena de Minas e Águas Formosas  para ampliar a discussão do projeto objetivando a realização do Simpósio das Águas para se captar recursos federais para projetar a recuperação da bacia hidrográfica de todo rio Alcobaça.

mad3De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Machacalis, vereador Gilvan Ferreira de Oliveira, o �??Lesma�?�, o seu município abraçou a causa e o pacto é pela Restauração da Mata Ciliar nas Bacias Hidrográficas ao longo do Rio Alcobaça, visando articular instituições públicas e privadas, governos, empresas, comunidade científica e proprietários de terras para integrar seus esforços e recursos para restauração das matas ciliares em todos os municípios mineiros e baianos que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Alcoabça.

Para o vereador Marcelo Moraes Rodrigues, presidente da Câmara de Fronteira dos Vales, município onde nasce o Rio Alcobaça e também o Rio Jucuruçu, a finalidade é replantar o Rio Alcobaça da nascente a sua foz para criar esponjamento em seu leito por meio das raízes das árvores objetivando armazenar água por todo ano e incentiva-se também o uso extrativista destas áreas, com o plantio de mudas nativas frutíferas que possam ser comercializadas posteriormente. Espera-se assim agregar valor à área a ser restaurada gerando uma possível alternativa de renda ao seu proprietário com a missão, sobretudo, de estabelecer colaborações em diferentes níveis, com trocas de materiais acadêmicos, visitas às instituições, intercâmbio de estudantes, professores, técnicos administrativos e especialistas ambientais no desenvolvimento de projetos de comum interesse pelo crescimento sustentável em torno da utilização da água como bem comum.

mad2Conforme o vereador Valci Vieira dos Santos, presidente da Comissão do Projeto Especial de Recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Alcobaça, foram inúmeras frentes de trabalhos, reuniões e 9 encontros regionais que se concluiu nesta quinta-feira (03) com a Implementação do Programa de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Alcobaça. E com o Simpósio das Águas se objetiva criar um Comitê gestor que também contemple as prioridades dos agricultores familiares quanto à elaboração dos projetos de conservação do solo. A ação planeja desenvolver projetos e programas de conscientização de proprietários rurais e entidades representativas do setor envolvido na gestão de recursos hídricos e, pretende-se formar e capacitar o funcionamento dos organismos de bacias hidrográficas.

mad1O coordenador de projetos Alexandre Amador, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Machacalis, disse que a proposta de solução a este problema, estão nas reuniões e encontros de sensibilização e orientação legal para a realização do Simpósio das Águas em Teixeira de Freitas, que buscará esclarecer a importância dessas áreas para preservação dos recursos hídricos em quantidade e qualidade. Até porque, o projeto contempla ações de recuperação, conservação e preservação dos recursos hídricos, com enfoque no uso sustentável da água no meio rural. Tanto que o projeto de intenções prevê o intercâmbio de informações técnicas e dados cadastrais sobre os usuários de recursos hídricos no meio rural e as respectivas propriedades. E alertou que ao longo da história de ocupação, boa parte das suas matas ciliares foi destruída e a poluição e os assoreamentos vêm ocasionando prejuízos socioeconômicos e ambientais em toda a mesorregião.

O vereador teixeirense Marcílio Goulart lembrou que Teixeira de Freitas conquistou no mandato passado e segue em execução na atual gestão, o Projeto PAC denominado de �??Saneamento Integrado na Bacia do Rio Alcobaça�?� que prevê em todas suas etapas beneficiar a população com obras de esgotamento sanitário, asfaltamento de ruas e avenidas, ordens de serviço de corredores de transporte coletivo, estruturação do trânsito, revitalizações de praças e investimentos em centros de lazer, de passeio com acessibilidade, drenagem superficial de guias e sarjetas, rede coletora de águas pluviais, 13,6 km de ciclovias, pistas de caminhada, parques verdes, sinalização viária e obras complementares. A construção do sistema de mobilidade urbana vai beneficiar diretamente 21.152 famílias, 64.661 pessoas acopladas no projeto e 162 mil habitantes indiretamente.

madInserido na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal, o projeto é o maior de mobilidade e infraestrutura urbana da história de Teixeira de Freitas. Os investimentos no programa �??Saneamento Integrado na Bacia do Rio Alcobaça�?� somam R$ 184.375.952,09 milhões. A contrapartida do município é de R$ 7.560.000,12. E mais 13.140.000,00 para construção de 219 casas para as famílias que serão retiradas das áreas de risco onde as obras irão passar. O subtotal da obra é de R$ 205.075.952,19.

O presidente �??Agnaldo da Saúde, precursor do projeto do 1º Simpósio das Águas de Desafio para Integração da Bahia e Minas de Implementação do Programa de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Alcobaça, concluiu dizendo que as Câmaras Municipais são as instituições protagonistas, mas é a população o grande ator desta iniciativa, que terá a grande missão de realizar o intercâmbio de informações, dados e experiências, além de promover a cooperação técnica na área de gestão integrada dos recursos hídricos. E com a realização do Simpósio das Águas se pretende desenvolver e implementar programas, projetos e atividades voltados à gestão dos recursos hídricos, com ênfase nas áreas rurais e na melhoria das condições de produção agrícola e qualidade ambiental no corretor do rio Alcobaça. (Por Athylla Borborema/fotos Urislan Silva)

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura realizou alinhamento estratégico com profissionais da saúde de Teixeira de Freitas

Alinhamento estratégico com profissionais da saúde (Foto: Deyvison Leite) A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta semana uma série de reuniões para alinhamento estratégico no auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com servidores que trabalham no atendimento ao usuário da rede pública de saúde, como marcadores

AEPETI levou conscientização sobre combate do trabalho infantil a escola de Teixeira de Freitas; confira

Ação de conscientização sobre combate do trabalho infantil (Foto: Deyvison Leite) A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – através da Secretaria de Promoção Social e Cultura, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e por meio da Ação de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil (AEPETI) – promoveu na quinta-feira (25) uma

Tire suas dúvidas sobre a UPA de Teixeira de Freitas

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Teixeira de Freitas (Foto: Junior Origem) A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) faz parte da Rede de Atenção às Urgências, centralizando os cuidados de saúde de nível intermediário. Ela se integra a uma rede que inclui a atenção básica, hospitalar, domiciliar e o SAMU 192, visando uma assistência organizada