Secretários da prefeitura de Salvador não devem atender convocação da CMS

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Com a possibilidade de uma “Comissão de Inquérito da Saúde” (veja aqui) e a convocação do secretário municipal de saúde, Décio Martins, para prestar depoimento no plenário da Câmara de Vereadores de Salvador, a estratégia da prefeitura será de não enviar responsáveis por pastas locais. O tema também deve ser alvo de um novo pedido judicial. 

Segundo aliados do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), nem Décio, ou outro secretário eventualmente convocado prestará depoimento na Câmara. Também existe a possibilidade do secretário das prefeituras-bairro Kaio Moraes e o presidente da Limpurb, Omar Gordilho serem chamados para prestar depoimento. 

A base de vereadores governista entende que o atendimento ao chamado do presidente da Câmara, Geraldo Jr. (MDB), chancelaria a decisão tomada na última sessão. De acordo com um dos vereadores, em condição de anonimato, o entendimento é que a convocação é nula, pois não existiu quorum para aprovação e o pedido partiu da Comissão de Constituição e Justiça, onde, segundo o edil, “a formação da comissão está sub judice”. 

A escalada deve culminar em um novo pedido judicial da base governista de vereadores para anular a convocação. Anteriormente, um pedido judicial foi impetrado (reveja mais) após Geraldo Jr. ser reeleito presidente da Câmara de Salvador com alteração na legislação municipal (veja aqui).  “Convidado eles iriam, agora convocado cheira a constragimento”, indicou um dos edis procurados pela reportagem. 

CONVOCA�?�?O FEITA 

O representante da casa legislativa afirmou que espera a assinatura dos 43 vereadores para a aprovação da criação da comissão. Além disso, Geraldo Júnior disse que irá encaminhar o caso para o Ministério Público, para que haja uma apuração mais qualificada das denúncias.

Pela manhã, o vereador Carlos Muniz (PTB) cobrou respostas da Prefeitura de Salvador e afirmou que o governo municipal tem “medo” de que se crie uma comissão da saúde. “Por que a prefeitura tem tanto medo de criar uma Comissão da Saúde?”, questionou.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Zanin se declara impedido para julgar recurso sobre inelegibilidade de Bolsonaro

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), se declarou impedido para julgar o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a condenação que o deixou inelegível. Como advogado, ele deu entrada em uma ação semelhante contra Bolsonaro nas eleições de 2022. A defesa do ex-presidente pediu a redistribuição do caso. Ao abrir mão

Genial/Quaest: avaliação positiva de Lula oscila 2 pontos para baixo; no Sul sobe 9 pontos

A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou em 33% em maio, uma oscilação, para baixo, de 2 pontos porcentuais ante fevereiro, que registrou 35%, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 8. A avaliação negativa oscilou 1 ponto porcentual também para baixo, de 34% para 33%. Já a regular subiu

PF mira aliados de Bivar por ameaças a chefe do União Brasil

Uma operação aberta ontem pela Polícia Federal investiga suspeita de ameaças ao presidente do União Brasil, o advogado Antônio Rueda. Entre os alvos da ofensiva havia duas pessoas ligadas ao deputado Luciano Bivar (União Brasil-PE), que foi derrotado por Rueda nas eleições do partido, no fim de fevereiro. Procurado pela reportagem, Bivar não havia respondido