Distorção, ilusão de ótica e física: Museu das Ilusões desembarca em Salvador

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

brenda viana museu

Logo ao entrar no Museu das Ilusões, que está localizado no 3° piso do Shopping da Bahia, em Salvador, um corredor em preto e branco, completamente distorcido, poderá despertar uma possível tontura e leve desconforto visual. Mas, ao adentrar o local, um mundo de ilusões e distorções é revelado.

csm entrada museu bf976c5610
Entrada distorcida Museu das Ilusões (Foto: Brenda Viana – CORREIO)

Entre os mais de 1.200m², o soteropolitano tem a oportunidade de ver peças exclusivas, feitas por físicos, além de quadros que te levam para outros países, como a área ‘volta ao mundo’, criada apenas em Salvador. São janelas que mostram várias paisagens de países diferentes, estilo ‘instagramável’, ideal para ‘biscoitar’ nas redes sociais. 

csm CADEIRA GIGNTE fb973c3d0b
(Foto: Brenda Viana – CORREIO)

Para os que são apaixonados por mídia, há quadros que contam com a ajuda da tecnologia, como o Lucy In The Sky, mesmo nome da música da banda The Beatles. Basta apontar a câmera para o QR Code e o quadro vai se movimentar no ritmo da canção, totalmente interativo e sugestivo para publicações no Instagram.

csm QUADRO QR CODE a53ee81928
Quadro QR Code Museu das Ilusões (Foto: Brenda Viana – CORREIO)

Mas, engana-se quem achou que seria apenas mais um Museu em Salvador. De acordo com o diretor executivo, Paulo Zimmermann, o Museu das Ilusões, que também está instalado na capital paulista e em Campinas, interior de São Paulo, é considerado o maior de todos os tempos, se tratando de ilusão ótica e do ponto de vista físico.

“Tem vários museus no mundo, mas na ilusão de ótica tem poucos e é o que a gente conhece que tem o maior acervo [100 peças]. E, no nosso palpite, é o mais interessante”.

Com mais de 70 peças [em Salvador] – feitas para serem itinerantes -, quadros que constroem diversas imagens em 3D, ambientes diferentes para mexer com a cabeça do visitante, como locais com vários espelhos, Zimmerman comenta que, durante a pandemia, o Museu ganhou mais de 20 peças exclusivas devido ao tempo pausado e a mente dos criadores que não paravam de imaginar novas ilusões. 

“Nós triplicamos o acervo durante a pandemia, ficamos montando peças, criando, desenvolvendo, construindo, produzindo e hoje o museu aumentou. (…) A equipe toda, eu, o Júlio Abdala, que é criador da exposição, ele é físico, então a gente vê uma peça que acha que é interessante e faz na mesma hora”, comenta. 

csm PAULO ZIMMERMMAN d0656698e8
Paulo Zimmermman, diretor executivo do Museu das Ilusões (Foto: Brenda Viana – CORREIO)

Instalado no mesmo local de uma antiga loja internacional, no terceiro piso, na Alameda das Grifes, o Museu das Ilusões abriu portas para novas exposições do mesmo estilo no Shopping da Bahia. Para a gerente de Marketing do centro de compras, Thays Leitão, o espaço será aproveitado para novos eventos. “O shopping é um equipamento em constante movimento, é orgânico, então, o público pode esperar aí muitas novidades, muita coisa que a gente ainda vai trazer, tanto até o final do ano, quanto no ano que vem”, disse. 

E falar em público, a fisioterapeuta Daiana Dias, de 36 anos, é mãe de duas meninas, Maria Júlia, de 10, e Maria Clara, de 7. A profissional da área da saúde reforçou o quanto é importante que crianças saiam da sala de aula e aprendam de forma lúdica. “�? uma experiência única. Muitas crianças e adolescentes têm aquela barreira com a física e aqui eles estão vendo tudo na prática. �? um local ideal para excursão para crianças”. 

csm DIANA DIAS FISIOTERAPEUTA 99ad584c64
Daiana Dias com as filhas (Foto: Brenda Viana – CORREIO)

O Museu das Ilusões ficará em Salvador até dezembro, podendo se estender até janeiro. Os ingressos variam entre R$ 30 meia e R$ 40 inteira, podendo comprar, também, pacote família com valores acessíveis. Aberto de terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados das 12h às 19h.
 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Músico recupera pedaleira roubada na igreja Impactados no altar da Igreja Casa

Enquanto o pastor Júnior Trovão pregava seu estrondoso sermão, tendo centenas de pessoas com os olhos fitados nele, no altar da igreja Casa, em Goiânia, a 7 metros do pregador, o guitarrista retira os plugues de sua pedaleira Mooer 200 e entrega a um rapaz, que deixa a igreja levando a pedaleira na mão, enquanto

Pr. Júnior Trovão defende João Caetano após criticas por carro de luxo; “Não depende de igreja”

O trecho de uma ministração do pastor Júnior Trovão viralizou nas redes sociais essa semana. No vídeo, Trovão sai em defesa do pastor João Caetano, líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Semear em Cristo, que foi criticado recentemente por gravar um vídeo no seu carro, uma Hilux SW4. Trovão disse que viu os comentários

Mattos Nascimento é levado às pressas ao hospital após sentir fortes dores

O cantor gospel Mattos Nascimento precisou ser levado às pressas para o hospital na madrugada desta quinta-feira (25), após sentir fortes dores no abdômen. O Fuxico Gospel conversou com Cíntia Nascimento, filha do artista, que confirmou que o pai estava há dois dias com dores e que a família estava preocupada. “Estamos levando ele agora