Centenas de cidades ucranianas estão no escuro por causa dos bombardeios russos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Centenas de cidades ucranianas estão sem energia elétrica devido a um novo ataque russo realizado nesta segunda-feira, 17, informou o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal. �??Nesta manhã, os terroristas russos atacaram uma vez mais a infraestrutura energética da Ucrânia em três regiões�?�, postou o premiê no Telegram, que também citou os ataques realizados com drones contra Kiev. Shmyhal citou o lançamento de mísseis contra instalações de fornecimento essencial nas regiões de Sumy (no norte) e Dnipropetrovsk (centro). �??Centenas de localidades ficaram desconectadas por consequência do ataque�?�, disse o primeiro-ministro, que garantiu estar sendo feito trabalho para a retomada da distribuição. Os últimos acontecimentos fizeram com que o premiê voltasse a reiterar para a população economizar energia, especialmente em horário de pico, visto que o inverno se aproxima do Leste Europeu. Além disso, o comando operacional Sul do exército ucraniano informou que houve um ataque contra as infraestruturas da província de Odessa, no sul do território da Ucrânia. �??Um avião de combate Su-35 lançou um míssil desde o mar Negro. Atingiu uma das instalações da infraestrutura da região�?�, apontou a fonte, através do Facebook. �??Nesta segunda-feira, será completada uma semana desde que as forças russas começaram a atacar de forma sistemática a rede de energia elétrica de diversos pontos da Ucrânia.

O ataque russo em Kiev desta segunda deixou ao menos três mortos e três feridos. Segundo a força aérea nacional da Ucrânia, a Rússia usou 43 drones kamikaze, dos quais, 37 foram derrubados pelas forças de Kiev. �??Voaram desde o sul 43, dos quais 37 foram eliminados. Participaram todas as forças e meios, aviação, sistemas de mísseis antiaéreos e outras forças de defesa. Pelo menos, 86% dos drones destruídos são Shahed�?�, disse Yuriy Ihnat, representante do comando da força aérea ucraniana. O militar fez um apelo para que a população deixe com que as tropas trabalhem, ao comentar uma imagem que circula nas redes sociais, em que se vê um homem atirando da janela contra algo no céu. �??Não há necessidade�?�, afirmou Ihnat.

*Com informações da EFE

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

200 manifestantes pró-palestinos são detidos em universidades dos EUA

Mais de uma centena foi detida no campus da Northeastern University, anunciou a universidade de Boston, no nordeste dos EUA, onde a polícia obrigou os manifestantes a abandonarem um acampamento. "No âmbito da evacuação, cerca de 100 pessoas foram detidas pela polícia. Os estudantes que apresentaram os seus cartões de identificação da Northeastern [University] foram

Dois ucranianos morrem esfaqueados na Alemanha: suspeito é russo

As autoridades da Alemanha detiveram, na noite de sábado, um cidadão russo-alemão por ser suspeito de esfaquear até à morte dois ucranianos, na cidade de Murnau, no sul do país.  De acordo com a imprensa alemã, o crime aconteceu nas imediações de um centro comercial da cidade, na Alta Baviera, por volta das 17h20 locais.

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia

Ruby Leaning foi diagnosticada com leucemia linfoblástica aguda em 2020, quando tinha apenas seis anos. Depois de vários testes, a sua irmã, então com dois anos, Mabel Leaning, surgiu como uma "combinação perfeita" e a doação da medula acabou salvando a sua vida. Segundo o SWNS, um serviço de notícias britânico, citado pela Fox News